São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Pagando para ver; Desconfiança antiga; Por fora; Nova dupla; Cadê meu senador?; Aos amigos tudo; Questão de vontade; Salto alto; Salada ideológica; Esquerda X esquerda; Calculadora turbinada; Em obras; Mania nacional; Filme antigo; Simpatia condicionada; Bandeira petista

Pagando para ver
Paes de Andrade quer antecipar para dezembro a convenção que definiria a posição do PMDB sobre a recandidatura de FHC. Acredita ter número para aprovar a tese do candidato próprio.

Desconfiança antiga
Um dos objetivos dos oposicionistas do PMDB ao antecipar a decisão do partido sobre a eleição presidencial de 98 é forçar uma definição de Itamar Franco. Temem que o ex-presidente só esteja fazendo o jogo de FHC.

Por fora
FHC deve anunciar depois de amanhã a composição da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os nomes estão sendo fechados no Planalto, sob a batuta de Clóvis Carvalho (Casa Civil). Sem a interferência de Raimundo Brito (Minas e Energia).

Nova dupla
Serjão e ACM articularam a filiação de João Castelo ao PSDB do Maranhão. Reforçando a posição para a reeleição de Roseana, a dupla atende a Sarney e neutraliza qualquer veleidade de uma candidatura pelo PMDB.

Cadê meu senador?
Grita na reunião setorial do Orçamento da região Norte: os Estados que mais receberam levaram até agora 2% das verbas de investimento previstas. O Amapá, de Sarney, recebeu zero.

Aos amigos tudo
Os Estados mais aquinhoados com a execução do Orçamento, até agora, foram os governados por tucanos (SP, RJ, MG e CE) e por aliados de FHC (RS e PE).

Questão de vontade
Aconselhado pelos líderes a retirar a urgência para a votação de seu projeto. Pelé não se deu por vencido: "Não é a reforma da Previdência, um calhamaço. É um projeto fininho, que os deputados podem resolver logo".

Salto alto
O cantor Tim Maia acertou com Miguel Arraes seu ingresso no PSB. Quer ser candidato a deputado ou senador pelo Rio.

Salada ideológica
O deputado estadual Nélson Fernandes (SP), que está deixando o PSDB, vive uma dúvida cruel: não sabe se vai para o PL ou para o PPS, ex-PCB.

Esquerda X esquerda
De Valério Arcari, sobre militantes do PC do B tacharem o PSTU de partido de aluguel: "Eles deviam olhar para o PC do B, que apoiou Collor em 86 e faz qualquer acordo para aumentar sua base parlamentar".

Calculadora turbinada
Alguns ministros ficaram surpresos com os 3,7 milhões de empregos que, segundo Antonio Kandir (Planejamento), serão "assegurados" (mantidos ou criados) pelos 42 projetos do programa "Brasil em Ação".

Em obras
FHC não abandonou as reformas. Enquanto está fora de Brasília, seu gabinete passa por uma recauchutagem. Quem já trabalhou no Planalto diz que é nessa hora que arapongas aproveitam para instalar microfones.

Mania nacional
De Gustavo Franco (BC), para quem a imprensa superestima o efeito do resultado da balança comercial de setembro, que foi ruim: "É como futebol. Há grande dose de imprevisibilidade. A política econômica não pode se orientar só por um fator".

Filme antigo
O tucano Pimenta da Veiga classifica de "fim do mundo" o embasamento teórico de Mangabeira Unger para a eventual candidatura presidencial de Ciro Gomes. Diz que é como acabar com os partidos e com a política.

Simpatia condicionada
Eduardo Jorge foi indicado para relatar o projeto do governo que prorroga a CPMF. Único deputado do PT que votou a favor da proposta, diz que quer falar com Kandir sobre o "corte no Orçamento da Saúde para 98".

Bandeira petista
Após dois meses de espera, finalmente FHC marcou audiência com Eduardo Suplicy. No dia 9, tratam de renda mínima.

TIROTEIO
De Fernando Lyra (PSB-PE), sobre Mangabeira Unger dizer que uma candidatura de Ciro à Presidência deve combater pessoalmente FHC e falar diretamente aos setores desorganizados e à classe média insatisfeita com o governo:
- O Mangabeira entende de política tanto quanto eu entendo de bomba atômica. Fala tudo o que a gente pensa, mas não tem coragem de dizer.

Próximo Texto: Sensibilidade militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.