São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa chega hoje e completa 1 milhão de km em viagens

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Ao chegar ao Brasil hoje às 16h (horário previsto), João Paulo 2º, 77, terá acabado de completar 1 milhão de quilômetros em viagens internacionais no seu pontificado.
O papa cumpre no Brasil a 80ª viagem ao exterior desde que foi eleito, em 16 de outubro de 1978.
Estará no Rio por quatro dias, tendo como principal compromisso o 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias (veja abaixo a programação completa).
João Paulo 2º não deve repetir desta vez o gesto que já foi característico em suas viagens ao exterior, inclusive ao Brasil: ajoelhar-se e beijar o solo. Devido à dificuldade de movimentação, aos problemas de saúde e à idade, abandonou o hábito nas últimas viagens.
A assessoria do Vaticano confirma com reservas esse tipo de informação, pois a decisão final cabe sempre ao papa.
A dificuldade de ler e escrever de João Paulo 2º se acentuou nos últimos anos e o fez diminuir a produção de pronunciamentos durante as viagens. Em suas duas primeiras visitas oficiais ao Brasil, o papa fez 51 e 31 pronunciamentos (que incluem discursos e cartas), respectivamente. Desta vez, fará apenas oito discursos. Além deles, entregará duas cartas abertas, uma aos presos e outra aos doentes. Isso inclui os discursos de chegada e partida, na base aérea do Galeão.
Nas 79 viagens anteriores pelo mundo, o papa percorreu 991.968 km, conforme os números oficiais do Vaticano. Isso inclui transporte aéreo e terrestre.
Na visita ao Rio que tem início hoje, ele acrescentará 18.394 km (entre ida e volta). Ao pisar a pista da base aérea do Galeão, terá completado 1 milhão de quilômetros em viagens pastorais.
Isso significa cerca de três vezes a distância média da Terra à Lua, que é de 358 mil quilômetros.
Trata-se de um verdadeiro recorde pontifício. O papa anterior que mais viajou foi Paulo 6º, o primeiro papa moderno a fazer viagens internacionais. Mas ele deixou a Itália apenas nove vezes.
Ao todo, João Paulo 2º passou até agora 483 dias, 2 horas e 30 minutos em outros países. Isso equivale a um ano e quatro meses de seus quase 19 anos como papa.
Os países que ele mais visitou, seis vezes, são a Polônia (sua terra natal), os EUA e a França.
Ele esteve no Brasil em três ocasiões: nas visitas pastorais de 1980 e 1991 e durante a escala técnica de seu vôo para a Argentina, em 1982.
Apesar da preocupação com seu estado de saúde, o papa tem viajado mais nos últimos anos. Fez seis viagens ao exterior anualmente desde 1995, contra uma média de quatro anteriormente. Em 1997, ele já esteve em Sarajevo (Bósnia), República Tcheca, Beirute (Líbano) Polônia e França.
Essas viagens recentes, porém, têm sido mais curtas e breves do que as maratonas de vários países às quais o papa se submetia antigamente. A visita ao Brasil é a mais distante desde o início de 1996, quando o papa esteve na América Central e Venezuela.
Os anos em que viajou menos foram 1981 (quando foi baleado por um terrorista turco na praça São Pedro e ficou 77 dias hospitalizado) e 1994 (quando quebrou o fêmur e ficou hospitalizado).

LEIA MAIS sobre a viagem do papa da pág. 1-6 à pág. 1-9

Texto Anterior: Sensibilidade militar
Próximo Texto: A visita do papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.