São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

40% desconhecem rodízio municipal

DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio municipal, que deverá ser aprovado hoje pelos vereadores na Câmara em segunda votação e entrar em vigor na próxima segunda, é desconhecido por 40% das pessoas entrevistadas em pesquisa do Datafolha.
Os outros 60% já ouviram falar do rodízio municipal, mas disseram ter graus diferentes de conhecimento sobre ele -19% julgaram-se bem informados sobre a medida, 35% se disseram mais ou menos informados e 6% afirmaram estar mal informados.
A pesquisa entrevistou 1.080 paulistanos no dia 30 de setembro. Entre os motoristas que costumam usar carro durante a semana, 74% já conheciam a nova proposta de rodízio. Pesquisa feita às vésperas da implantação do rodízio estadual mostrou que mais motoristas que usam frequentemente o carro (95%) já tinham conhecimento daquela operação.
Na pesquisa, de terça do Datafolha, pouco mais de um terço dos entrevistados (37%) disse desconhecer a cobrança de multa dos infratores do rodízio municipal e 63% afirmaram ter conhecimento da existência da punição.
O valor da primeira multa será de R$ 43,71 no rodízio municipal. Em caso de reincidência, o valor dobra. Apesar do elevado índice de desconhecimento da proposta de rodízio municipal, a maioria dos paulistanos (78%) se mostrou favorável à operação. Apenas 19% disseram ser contra o novo rodízio, 1% se mostrou indiferente e 2% não tinham opinião formada.
Segundo a pesquisa, embora também apóie o rodízio municipal, o paulistano prefere o modelo de rodízio adotado na operação antipoluição criada pelo Estado -que restringia a circulação de 20% da frota das 7h às 20h em toda a capital e nove cidades vizinhas.
Para 53% dos entrevistados, o formato do rodízio estadual é melhor do que o do rodízio municipal, que proibirá a circulação de 20% dos carros no centro expandido da capital entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h.
A parcela de pessoas que considerou melhor o modelo do rodízio municipal foi de 39%. Dos entrevistados, 4% não sabiam qual é o melhor modelo de rodízio, 2% disseram descartar os dois modelos e 1% disse que o rodízio ideal é diferente dos dois modelos.

LEIA MAIS nas págs. 3-2 e 3-3

Texto Anterior: Inpe faz convênio com Sivam e ganha capacidade
Próximo Texto: Motorista usa várias táticas e chega mais cedo pela faixa 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.