São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Paulo 2º foi ator e autor

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Karol Wojtyla, depois o papa João Paulo 2º, foi ator, autor, diretor e cenógrafo.
Começou ainda no ginásio, mas seguiu até os 24 anos, de início numa companhia de repertório, depois no Studio 39 e no Teatro Rapsódico, este um grupo que formou, em Cracóvia, "a Florença da Polônia", em ação de resistência à ocupação nazista.
Na época com 80 mil habitantes, começaram lá no teatro, nos anos 30 e 40, o diretor Jerzy Grotowski, maior teórico vivo do teatro mundial, o diretor Tadeusz Kantor, de grande influência sobre, por exemplo, Gerald Thomas, e o ator e diretor Ziembinski.
Este último encenou, entre outras montagens históricas no Brasil, "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues (1943). Não há informação de que tenham se conhecido, mas, quando voltou a Cracóvia em 63 para encenar "Boca de Ouro", Ziembinski foi saudado por outro membro do grupo Studio 39, Tadeusz Kudlinski.
Mais importante, Karol Wojtyla, Ziembinski, Kantor e Grotowski interpretavam ou encenavam os mesmos autores, os clássicos românticos e nacionalistas da Polônia do século 19: Mickiewicz, Slowacki e Wyspianski.
É de Mickiewicz o projeto de um teatro que reunisse a tragédia grega aos mistérios medievais, de impacto sobre Karol Wojtyla e, pode-se conjeturar, também sobre os três diretores poloneses.
É de Slowacki um poema de 1848 que trazia o verso "olhe, aí vem o papa eslavo", dado como também de grande impacto sobre Wojtyla, que, ainda adolescente, teria decorado a obra.
Como ator, o futuro papa atuou em inúmeras peças não só dos citados, mas, por exemplo, de Sófocles ("Antígona"). E escreveu suas próprias peças com personagens bíblicos, "Jó", "Jeremias", "Davi". De seu "Jó":
"Sei que sou pequeno -mas há outros ainda menores do que eu. Ele me escolheu, Ele me lança nas cinzas. Ele pode fazer isso -mas por quê? Por que fazer isso comigo?"
(NS)

Texto Anterior: "ELA" CHEGOU
Próximo Texto: Bethânia traz "Âmbar" de volta a SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.