São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Horário de verão começa na segunda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A visita do papa João Paulo 2º adiou para a meia-noite do domingo -ou 0h de segunda- o início do horário brasileiro de verão, que desde 1985 entrava em vigor aos domingos.
O diretor do Dnaee (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica), José Mário Abdo, disse que o adiamento não irá prejudicar a adoção da medida em 12 Estados e no Distrito Federal e defendeu a repetição da medida.
"O adiantamento do ponteiro em uma hora deverá ser feito no próprio domingo, após a missa do papa, que terminará às 11h", disse Abdo. "A medida já está incorporada ao hábito da população e não haverá problemas."
A escolha de domingos para o início e término da medida (15 de fevereiro de 98), acertada nos anos anteriores, objetiva facilitar a adaptação ao novo horário.
Segundo o diretor do Dnaee, houve a alteração este ano para o início da medida por causa dos horários acertados com as redes de satélites internacionais para a cobertura da visita do papa.
Abdo afirmou que o horário de verão não será implantado por risco de novos blecautes em São Paulo, como os que ocorreram neste ano. "É uma medida que melhora a qualidade de vida das pessoas, com mais horas para o lazer", disse o diretor. "Medidas estruturais estão sendo tomadas para aumentar a geração de energia no país, com hidrelétricas."
O horário de verão será adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e nos Estados da Bahia e Tocantins. Os demais Estados das regiões Norte e Nordeste vão manter o horário normal.
O informativo do Dnaee diz: "É como se uma cidade do porte de Brasília, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, operasse a custo zero durante todo o período do horário de verão".

Texto Anterior: Com incêndio, Ibama reduz fiscais no Pará
Próximo Texto: Campanha arrecada 87 armas no segundo dia; Médicos do Servidor Público fazem greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.