São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com incêndio, Ibama reduz fiscais no Pará

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Apesar do aumento das queimadas no Pará, o Ibama reduziu em 75% a operação especial Macauã, no sul do Estado. Dos 60 fiscais enviados, 15 foram mantidos.
Segundo o diretor de fiscalização do órgão em Belém, Nilson Pantoja, os outros 45 fiscais foram para o Maranhão nesta semana.
A operação Macauã foi iniciada em agosto para o combate contra o roubo de madeira, desmatamento e queimadas na Amazônia. Apesar disso, os focos de queimadas aumentaram 33% no Pará, nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, em relação ao ano passado.
Foram 8.800 incêndios neste ano, contra 6.600 no mesmo período de 1996 -sem operação especial. Esses dados são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O Ibama no Estado não tem números atualizados, nem sequer da Macauã, cujos dados mais recentes são da primeira quinzena de agosto.
O sudeste do Pará é a área mais atingida do Estado pelas queimadas. No mês de setembro, Marabá (500 km ao sul de Belém) ficou coberta quase diariamente por uma névoa escura de fumaça.
O aeroporto local trabalhou 120 horas sem visibilidade, com pousos e decolagens feitos por meio de aparelhos. O aeroporto de Carajás (650 km ao sul de Belém) fechou duas vezes e operou 35 horas por aparelhos.
O Estado e a União não têm um plano de ação contra queimadas no Pará. Acabam agindo isoladamente e sem mecanismos eficazes de combate ou prevenção.
A secretaria se limita a levantar os focos de queimadas repassados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A assessoria de imprensa da secretaria informou que cabe ao Ibama o combate às queimadas.
O Ibama apenas multa os responsáveis por incêndios irregulares, depois de feito o fogo.
"Não temos como evitar. Vamos lá (onde estão as queimadas) e multamos, depois de notificado o fogo", disse Pantoja. Para fiscalizar todos os 124 milhões de hectares do Pará -13 vezes o tamanho de Portugal-, trabalham 63 fiscais no Ibama.

Texto Anterior: Exército retira areia proibida
Próximo Texto: Horário de verão começa na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.