São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA vão lançar laser contra satélite seu

Objetivo é testar resistência à arma

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os EUA vão lançar dois feixes de raios laser contra um satélite do próprio país, em um exercício militar, anunciou ontem o Departamento da Defesa.
O alvo será um satélite da Força Aérea que não está em uso, o MSTI-3. O objetivo é testar a vulnerabilidade do sistema de satélites norte-americanos. Os raios serão disparados por um sistema chamado Miracl. Um primeiro raio, de 1 segundo de duração, vai servir para localizar o MSTI-3. O segundo, de dez segundos, vai testar o impacto desse tipo de arma sobre os satélites.
O Departamento da Defesa disse que não pretende destruir o satélite e que o experimento não viola nenhum acordo internacional, particularmente aqueles firmados com a Rússia. O anúncio do teste foi feito durante uma reunião da Otan na Holanda.
Os EUA já fizeram testes contra mísseis e outros objetos, mas nunca contra um satélite. O laser gerado pelo Miracl, disparado a partir do Estado do Novo México (sul) tem potência de milhões de watts e destrói os alvos ao queimá-los.

Texto Anterior: EUA e França elevam tom de guerra verbal sobre o Irã
Próximo Texto: Russos anunciam publicidade na Mir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.