São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Apoio; Masp; Ralo; Idéias parciais; Indignação; Casa da sogra; Comparação equivocada; Como fica?; Sem comparação; Uso indevido; Turismo nota dez; "El Niño"; Dívida com a juventude; Silêncio

Apoio
"A Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) vem a público dar total apoio à posição externada por Ruth Cardoso no sentido de preservar o direito à manifestação da pluralidade de opiniões no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, repudiando qualquer tipo de pressão que a Igreja Católica possa vir a exercer sobre os poderes maiores do Estado brasileiro -Executivo, Legislativo e Judiciário."
Margareth Arilha, secretária-executiva da Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR), seguem-se mais nove assinaturas (São Paulo, SP)

Masp
"Parabéns ao Masp pelo seu cinquentenário e à Folha pelo belíssimo trabalho enfocando a vida do museu que faz parte da vida de todos nós, brasileiros."
Vladimir Alves de Souza (São Paulo, SP)
*
"Cumprimento a Folha sincrética de 2/10, que memoriza desde os 50 anos do Masp como os 100 de Canudos, o arco-íris do Rio e a visita carioca do papa, a guerra do trânsito paulista e os poderes (inúteis) de Deus, segundo Clóvis Rossi, e por aí afora."
Luiz Ernesto Kawall (São Paulo, SP)

Ralo
"Os rodos empunhados pelos governos federal, estaduais, municipais e suas estatais, em prática abusiva, irresponsável, imoral e criminosa, empurram bilhões para o ralo da publicidade.
Como em tudo, o rebanho assiste em dócil passividade."
Eduardo Fraiha (Belo Horizonte, MG)

Idéias parciais
"Causou-me estranheza o artigo publicado em 1º/10 na Folha, de autoria do jurista Ives Gandra da Silva Martins. Não imaginava que um professor do calibre de Sua Excelência pudesse sustentar publicamente idéias tão parciais.
Ficam implícitas no pensamento exposto pelo menos três posições insustentáveis: a de que o cônjuge deve se sacrificar para manter as aparências, o que evidentemente não viabiliza uma família feliz; a de que a submissão possibilita a harmonia do lar, o que é uma incongruência; e a de que estão desqualificadas outras formas de organização familiar (como as famílias de pais separados ou viúvos), o que absolutamente não é verdade."
Marcelo Pereira (São Paulo, SP)

Indignação
"Estou indignado com o tratamento que a Folha tem dado às atitudes de FHC em relação à reeleição. Acho pouca a atenção dada ao assunto.
O que se tem verificado é que na hora 'H' a mídia dá todo o apoio a FHC, como ocorreu na eleição passada."
Adilson Ferreira Agura (Santos, SP)

Casa da sogra
"No afã de tornar-se presidente, o sr. Lula parece mesmo disposto a pisar no pescoço da própria mãe.
Se o Ermírio pode subir no palanque das esquerdas 'por causa do discurso', por que não convidar também o Collor, o Maluf, o Delfim Netto?
O discurso é o mesmo."
Marco Aurelio Castaldo Andrade (Maringá, PR)

Comparação equivocada
"Discordo da comparação equivocada e infeliz do leitor Dourivan Lima ('Painel do Leitor', 1º/10) sobre Ciro Gomes e Collor.
A meu ver, Collor tem mais qualidades do que Ciro e o aval de 35 milhões de votos de brasileiros, confiantes de que breve teremos a volta de um ex-presidente mais maduro e sempre determinado."
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)
*
"Peço licença para discordar do leitor Dourivan Lima ('Painel do Leitor', 1º/10). Pior que Collor só conheço um.
Não vou citar o nome porque soa como palavrão. Mas vou dar umas dicas: ele é amigo, ministro e sócio do presidente em uma fazenda mineira bastante comentada durante a campanha de 94. Apesar de falar mal do regime militar é o político atual que mais se identifica com a época.
Freud explica!"
Hermínio Silva Júnior (São Paulo, SP)

Como fica?
"A imprensa noticiou, conforme declarações de Jane Viana dos Santos, que juízes, delegados, políticos e jornalistas estavam envolvidos no caso de prostituição infantil.
Surpreendentemente, o inquérito policial, em rápido procedimento conduzido pelo delegado Tuma, indiciou seis pessoas, ao que consta nenhuma pertencente às categorias acima.
Afinal, o que existe de verdade nisso?"
José R. Zanni (São Paulo, SP)

Sem comparação
"Sobre a carta do sr. Roberto Pimentel, diretor da organização anticastrista 'Cubanos Desterrados', de Miami ('Painel do Leitor', 28/9): o fato de o filho do inesquecível Che ter desfrutado da cândida hospitalidade dos brasileiros em seu esforço de manter viva a memória do pai não se confunde com a depravação capitalista em que viviam as elites cubanas acobertadas pela ditadura de Fulgencio Batista e sob os auspícios da máfia americana, e que hoje se refugiam na ostentação de suas mansões em Miami."
Sérgio Cardoso Morales (Pelotas, RS)

Uso indevido
"Quero fazer minhas as palavras do sr. Gilson José Batista ('Painel do Leitor', 19/9), quando externa sua repulsa e indignação quanto ao uso indevido a que a Folha se permite na coluna 'Painel do Leitor', abrindo o espaço que seria de todos nós, os assinantes (que pagamos pelo uso do jornal), tanto quanto de todos os demais leitores."
Carlos Augusto Ruiz Melchiori (São Paulo, SP)

Turismo nota dez
"Estive recentemente na Escandinávia e por isso posso avaliar a reportagem publicada em 29/9 no caderno Turismo. Nota dez!
Cumprimento pela qualidade do texto, rico e preciso nas informações, o que é raro em se tratando de cadernos de turismo na imprensa."
Roldão Simas Filho (Brasília, DF)

"El Niño"
"Achei muito oportuno o artigo 'A demonização do 'El Niño', de Carlos A. Nobre (30/9).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo vem estudando e pesquisando o fenômeno desde maio deste ano, objetivando preparar-se para eventuais situações de emergência."
Ricardo Jacob, major PM, diretor da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (São Paulo, SP)

Dívida com a juventude
"Este país deve à sua juventude que trabalha dignidade, respeito e, acima de tudo, a mais ampla igualdade."
Edmar Gomes Ribeiro (Junqueirópolis, SP)

Silêncio
"Causa-nos repugnância ver brasileiros serem amarrados e massacrados em suas propriedades por uma facção terrorista, como o MST, e não vermos o apoio dos críticos da igreja, direitos humanos, promotoria pública, Ministério da Justiça, do governo..."
Mário Sérgio Pazianoto (Ourinhos, SP)

Texto Anterior: Cientistas pela tolerância e solidariedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.