São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu mostra três séculos de arte sacra

TATIANA REZENDE

Passear pelo centro da cidade e não dar uma passadinha no Museu de Arte Sacra é como ir a Roma e não ver o papa. Se não puder ir ao Vaticano para conhecer a maior coleção de lampadários (espécie de candelabro), saiba que o segundo acervo em variedade está mais próximo do que você imagina: em um casarão de taipa do século 18 em plena avenida Tiradentes.
O acervo exposto conta com 800 objetos religiosos dos séculos 17, 18 e 19. São quadros, turíbulos (recipiente onde se coloca incenso), paramentos (roupas usadas na celebração da missa), fragmentos de altar, imagens e outras curiosidades. Entre as peças de relevância histórica estão duas obras de Aleijadinho -"Imagem de Sant'Ana Mestra" e "Imagem de Nossa Senhora das Dores", ambas do século 18- e um lampadário doado por D. Pedro 1º à antiga Sé. Mais de 12 mil peças estão guardadas -9.000 pertencem à coleção de numismática (moedas e medalhas).
Além das dificuldades causadas pela pequena área para a exposição dos objetos, o museu enfrenta problemas para conservar as obras. Apesar de não estarem em situação crítica, as peças necessitam de cuidados como o controle de luz e temperatura. "Estamos aguardando a chegada de quatro novos termohigrômetros (aparelhos que medem a umidade relativa do ar e a temperatura)", diz a conservadora e restauradora do museu, Cibele Aldrovandi.
Construído em 1774 pelo frei Antonio de Sant'Ana Galvão (1739-1822) -que pode ser canonizado ainda este ano- o Museu de Arte Sacra é composto ainda pela Sala das Pratas, por uma ourivesaria e uma biblioteca.

MUSEU DE ARTE SACRA av. Tiradentes, 676, Luz, região central, tel. 228-5018. Ter. a dom.: 13h às 18h. Ingr.: R$ 3 e R$ 1 (estudante). Estac. grátis.

Texto Anterior: Berliner Ensemble encena 'Arturo Ui'
Próximo Texto: Zur Alten faz festa alemã no Brooklin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.