São Paulo, sábado, 4 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

MP dá reajuste a 4 mil

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem MP (medida provisória) que concede reajuste salarial a 4.026 servidores públicos federais. Os beneficiados são técnicos das áreas de finanças, controle, orçamento e planejamento da União. Eles receberam reajuste de cerca de 10%.
Com o reajuste, esses funcionários, em final de carreira, passam a receber R$ 3.855.
O mesmo expediente de reajuste seletivo já foi adotado por FHC no mês passado. Daquela vez, o presidente concedeu um aumento, em alguns casos de até 252%, a cerca de 6.000 servidores de 11 carreiras e cargos de órgãos como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Procuradoria Geral da República.
A União tem ao todo 545 mil servidores, a maioria sem reajuste desde o início do governo FHC. Segundo o ministro da Administração e Reforma do Estado, Bresser Pereira, a política de reajustes seletivos pretende valorizar os servidores de funções típicas do Estado.
Esses servidores, segundo o ministro, estão com os salários defasados em relação à iniciativa privada, o que não estaria acontecendo com os funcionários de níveis inferiores.
"Esses recebem em média 50% a mais do que paga a iniciativa privada", disse Bresser. A MP muda também o critério de avaliação desses servidores para o pagamento de gratificações. A medida estabelece que vão poder receber até 100% da gratificação apenas 20% dos funcionários beneficiados.
"A prática em Brasília é a seguinte: todo mundo recebe 100% de gratificação. Com um sistema desses, as chefias vão ser obrigadas a avaliar seus funcionários", afirmou o ministro.

Texto Anterior: Prefeituras gaúchas reclamam de perdas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.