São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Inspiração inglesa; Freio na privatização; Que alma boa!; Piada petista; Touro indomável; Preocupação imediata; O fracasso subiu à cabeça; Acertando as contas; Reconhecendo o terreno; Sucata comunista; Espaço perdido; Caiu da cama; Desprezo pela base; Clonagem baiana; Argumentos sedutores; Sonhando alto

Inspiração inglesa
A plataforma comum de PT, PSB, PDT e PC do B para a eleição presidencial de 98 prevê a criação de um imposto sobre as empresas privatizadas. Incidiria sobre os lucros de todas as estatais já vendidas. Estão estudando a lei criada por Tony Blair.

Freio na privatização
O programa da oposição ataca a forma como FHC privatizou. Diz que não houve inserção num modelo de desenvolvimento. Que faltou uma política industrial. E que, no governo, não usaria o dinheiro arrecadado para abater a dívida pública.

Que alma boa!
Adão Pretto (PT-RS) pediu aos parlamentares de esquerda que comprem a edição da revista "Playboy" com as fotos da sem-terra Débora Rodrigues. Diz que é para aumentar a participação dela sobre a venda.

Piada petista
Fernado Collor já teria slogan, se recuperar, no STF, seus direitos políticos em 98: "Entre Collor e Ciro, vote no original".

Touro indomável
Após a filiação do boxeador Maguila, o presidente do PFL paulista, Cláudio Lembo, brinca que o próximo passo é pô-lo na coordenação da campanha eleitoral de FHC: "Será o nosso homem para enfrentar o Serjão".

Preocupação imediata
Maluf tenta ter outra conversa em breve com FHC. Passado o troca-troca partidário e preocupado com a "crise Covas", pretende saber que relação terá com o Planalto na eleições de 98.

O fracasso subiu à cabeça
O PMDB de Goiás, liderado por Iris Rezende, quer o governador Maguito Vilela para vice de FHC em 98. Alega que daria face social à chapa. Ao ouvir o interlocutor, o presidente ficou calado, em vez de cair na risada.

Acertando as contas
Banco Central, Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público discutem em novembro o combate ao crime organizado. A reunião pode virar lavagem de roupa suja: saber de quem é a culpa por Collor haver escapado.

Reconhecendo o terreno
O governo só definirá a estratégia para votar a reforma administrativa no dia 15 após balanço sobre o troca-troca partidário. Numa primeira avaliação, a base aumentou. Falta saber se, com a quantidade, veio fidelidade.

Sucata comunista
Uma comissão do Emfa (Estado-Maior das Forças Armadas) está na Ucrânia. Analisando ofertas de armamento a preços de ocasião. De submarinos (que não interessam) a corvetas.

Espaço perdido
Deputados do PT que não dependem de um puxador de votos pedirão a Lula que, se ele não for mesmo disputar a Presidência em 98, libere logo o lançamento de Tarso Genro. Querem um fato novo para contrapor à superexposição de Ciro Gomes.

Caiu da cama
O senador Roberto Requião (PR) é o peemedebista que mais torce pelo sucesso de FHC. Acha que isso levará Sarney e Itamar a desistirem de disputar a Presidência, abrindo passagem para ele na convenção do PMDB.

Desprezo pela base
Para Padilha (Transportes), quem quer candidatura presidencial própria do PMDB é a militância, que não manda nada. Ministros, governadores e parlamentares, que têm o que negociar e mandam, desejam FHC.

Clonagem baiana
Para ACM, o futuro político de Luís Eduardo Magalhães depende de o filho controlar a Bahia como o pai. Em outras palavras, o deputado, que gosta do mundo brasiliense, precisa fazer mais campanha de rua no Estado e popularizar mais sua imagem.

Argumentos sedutores
Paulo Maluf já dobrou os deputados do PPB que não queriam coligação com o PFL nas eleições proporcionais do ano que vem, condição imposta pelos pefelistas para apoiá-lo na disputa pelo governo paulista.

Sonhando alto
Por sugestão de Sarney, o PMDB alugará um avião para ele e Requião viajarem pelo país defendendo a tese do candidato próprio do partido. Itamar será convidado a se juntar ao grupo.

Próximo Texto: Público alvo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.