São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Paulo 2º beija e abraça o progressista d. Hélder

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Ao chegar e ao sair da missa de ontem na Catedral Metropolitana do Rio, o papa João Paulo 2º fez uma reverência especial a d. Hélder Câmara, 88, ex-cardeal-arcebispo de Olinda e Recife.
D. Hélder, hoje aposentado, estava sentado junto ao corredor principal da catedral. Estava acompanhado por seu médico particular e por vários seguranças e assessores do evento.
Debilitado, ele se movia com dificuldade e praticamente não falava. Na entrada, o papa voltou-se para ele, se inclinou e o abraçou. Na saída, parou novamente e beijou a cabeça de d. Hélder.
Ele e o papa tiveram divergências profundas no início do pontificado. D. Hélder era um dos principais expoentes do clero progressista no Brasil, e provavelmente o cardeal brasileiro mais famoso mundialmente nos anos 70.
Já João Paulo 2º representava a ala mais conservadora do clero, que não admitia a atuação social e política de d. Hélder, especialmente contra o regime militar. Questionado sobre suas impressões sobre a visita do papa, d. Hélder se limitou a dizer: "O comentário eu quero ouvir de vocês."

Texto Anterior: Papa reafirma posição da igreja contrária à separação de casais
Próximo Texto: ÍNTEGRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.