São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinas podem ser tomadas de uma vez

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os adultos que pretendem se vacinar podem tomar todas as vacinas recomendadas pelo seu médico de uma só vez.
Marília Santini de Oliveira diz que as pessoas sadias têm um sistema imunológico capaz de "trabalhar" simultaneamente todas as vacinas prescritas. As reações mais comuns são dor no local da aplicação, febre baixa e um mal-estar passageiro.
Segundo Charles Schmidt, é importante escolher clínicas que comprem vacinas de bons laboratórios e que tenham excelentes condições de conservação dos frascos.
O uso de materiais descartáveis confere maior segurança. Algumas clínicas têm hoje um sistema de computador que avisa ao paciente quando chegou o momento de renovar o seu calendário de vacinação.
A vacina contra a rubéola deve ser dada às mulheres adultas em idade fértil que não tiveram a doença ou não foram imunizadas na infância. A vacina protege os futuros bebês de rubéola congênita (passada da mãe para o feto), que pode levar a malformações físicas.
Grávidas não podem ser imunizadas, e aquelas que forem vacinadas não devem engravidar nos primeiros três meses após a aplicação.
(JB)

Texto Anterior: Postos só vacinam crianças
Próximo Texto: Clínica comemora seu 1.500º bebê de proveta; Evento homenageia médicos em São Paulo; Portador de HIV deve evitar tomar vacina; Hospital oferece curso de aprimoramento; Curso da AACD aborda urologia geriátrica; HC testa terapia contra o câncer de intestino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.