São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Horário é biologicamente incorreto, diz especialista

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO

Biologicamente incorreto. Assim o horário de verão é definido por um especialista em ritmos biológicos humanos.
"Se nos outros anos a implantação desse horário já era um 'atraso', neste ano em particular ele é pior ainda, porque começa numa segunda-feira", diz Luiz Menna-Barreto, 50, do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Barreto diz que a economia de energia elétrica garantida pela medida não compensa a perda de qualidade de vida das pessoas com a perda de uma hora de sono e a adaptação à nova rotina.
Professor do instituto, Barreto lamenta a decisão duplamente equivocada, a seu ver, de mudar os horários em plena segunda-feira.
"Segunda-feira já um dia em que as pessoas acordam tendo dormido menos porque a alteração de horários do fim-de-semana tira o sono na noite de domingo. Ainda por cima com uma hora tirada por decreto, o pessoal vai ficar com uma sonolência incrível nesta segunda-feira (amanhã)", afirma.
Batendo na tecla de que a medida é uma besteira, o professor afirma que a irritação que as pessoas terão em virtude dessa hora de sono perdida é desnecessária.
Outra desnecessidade, segundo ele, é a confusão provocada pelos diferentes horários que passam a vigorar no país amanhã.
"Se querem adotar esse horário, que o façam uma vez só, sem voltar à hora antiga. Aí, as perdas acontecem só na adoção dele."
(FSa)

Texto Anterior: Adiante seu relógio 1h à meia-noite de hoje
Próximo Texto: Amigas vão fugir do rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.