São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adiante seu relógio 1h à meia-noite de hoje

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO

À meia-noite de hoje, começa o 24º horário de verão brasileiro. Nesse horário, os relógios devem ser adiantados uma hora. A medida vale até o dia 15 de fevereiro de 1998.
Pela primeira vez em sua história, o horário de verão começa na madrugada entre o domingo e a segunda-feira. Antes, a medida era adotada na noite do sábado para o domingo, para facilitar a adaptação ao novo horário.
Mas neste ano, católicos ou não, os moradores do Distrito Federal e dos 12 Estados onde a medida será implantada vão ter uma hora a menos de sono na segunda-feira por causa da visita do papa.
Tudo porque a missa que João Paulo 2º deve celebrar hoje, a partir das 9h30, será transmitida a vários países.
A reserva de horário dos satélites de TV já estava feita de acordo com a hora normal e, por isso, o governo resolveu adiar a implantação da medida por um dia.
Segundo o Dnaee (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica), o início do horário acontece no mês de outubro porque nele ocorrem os picos de consumo do ano. Por isso é que o Dnaee não poderia adiar por uma semana a adoção da medida.
Os Estados que, nos próximos 132 dias, terão o novo horário são os das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de Tocantins e Bahia. Nos demais locais do país, a duração dos dias e das noites não tem alteração significativa que justifique a implantação.
Transportes e remédios
A assessoria de imprensa do aeroporto de Cumbica informou que o único vôo que não vai decolar já seguindo o horário de verão é o da 0h45 de amanhã, que parte assim que o horário for implantado. A recomendação é para que os passageiros cheguem ao aeroporto até as 22h de hoje.
As partidas de linhas de ônibus urbanos de São Paulo previstas para a meia-noite de hoje serão feitas normalmente.
As passagens para amanhã nos quatro terminais rodoviários da cidade já estão sendo vendidas com o novo horário.
Quem está tomando remédios deve seguir no mesmo intervalo de horas recomendado pelo médico ou na bula. Ou seja, se você tinha que tomar um remédio à 1h de amanhã, faça-o às 2h do novo horário.
Adaptação
O professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Luiz Menna-Barreto diz que, em média, as pessoas estarão adaptadas ao novo horário até a próxima quarta-feira.
"Para a maioria das pessoas, a adaptação é fácil", afirma. Ele diz que deve chegar a cerca de 20% o percentual de pessoas que não consegue entrar no ritmo do novo horário com facilidade.
Barreto diz que um estudo publicado em uma revista canadense mostra que há um aumento de 8% nos acidentes de trânsito no dia seguinte à implantação do horário de verão. Ele é contra a medida, que considera "biologicamente incorreta" (leia texto abaixo).
No documento do Dnaee sobre o horário de verão, é citada uma pesquisa feita em 1995 junto à população, que apontava quase 80% de aprovação à medida.

Texto Anterior: Morte por Aids em analfabeto recua menos
Próximo Texto: Horário é biologicamente incorreto, diz especialista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.