São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bigodes devem ser curtos e limpos

DA REPORTAGEM LOCAL

O bigode está na moda? Luiz Llongueras, que cuidava do bigode de Salvador Dali e hoje é cabeleireiro dos reis da Espanha, diz que sim e dá suas dicas.
"Use-os sempre curtos, com ou sem cavanhaque, e varie no corte", diz Llongueras, que esteve no Brasil na semana passada para divulgar a marca Revlon.
Llongueras diz que os bigodes tradicionais devem combinar com o visual de cada um. Pessoas com lábios mais carnudos podem optar por pêlos mais largos no rosto.
"Só não use os modelos pequenos, que lembram a moda do ditador Franco", diz o cabeleireiro, que tem 50 salões de beleza espalhados pelo mundo.
Francisco Franco (1892-1975) foi o ditador que governou a Espanha em meados deste século.
Llongueras, um adepto atual do bigode e cavanhaque, diz que os pêlos no rosto fazem parte de um jogo, uma brincadeira, que deve sempre ser variada. "Na Europa, os homens pintam o bigode de verde, azul, e fica muito bonito."
No Brasil, o cabeleireiro Édson Nunes, do Stúdio W, defende bigodes e cavanhaques finos e retos, para "pessoas com estilo".
"O bigode traz um ar meio cafajeste e não combina com todos os homens", diz Nunes.
Para ele, a atual moda de bigodes pede homens com cabelos mais compridos (na altura dos ombros) ou no estilo do ator Edson Celulari, criado para a peça dom Juan.
A recomendação de Nunes refere-se à higienização do bigode. "O pêlo acumula resíduos e é preciso lavá-lo com xampu pelo menos três vezes ao dia."
A revista Colors, editada pela equipe da Benetton, também trata dos bigodes. Na edição setembro/outubro, mostra os maiores, os mais largos e os mais famosos bigodes do mundo. Traz ainda os participantes do Campeonato Mundial de Barbas e Bigodes, como a foto acima.

Texto Anterior: Relaxe nos fins de semana
Próximo Texto: Livro traz receitas clássicas de carne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.