São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

100%

RODRIGO BUENO

Mais que ser campeão, todo time sonha um dia em fazer a campanha perfeita, aquela em que todos os adversários são impiedosamente superados.
Até a rodada deste fim-de-semana, quatro gigantes do futebol europeu continuavam alimentando esse sonho.
Barcelona (Espanha), Internazionale (Itália), Ajax (Holanda) e Porto (Portugal) venceram todos os jogos que fizeram em seus campeonatos nacionais nesta temporada.
Esse aproveitamento de 100% de vitórias, que dificilmente será mantido por esses times, pode muito bem ser alcançado pela Romênia nas eliminatórias para a Copa da França.
Com nove vitórias em nove jogos, os romenos encerram sua participação na competição contra a Irlanda, em Dublin, no próximo sábado.
A campanha da Romênia, no entanto, é explicada pela fragilidade dos adversários que encontrou no Grupo 8 (Irlanda, Macedônia, Lituânia, Islândia e Liechtenstein).
Além dos romenos, somente os australianos, campeões da Oceania, conseguiram eficiência máxima nas eliminatórias. A Austrália, porém, não está garantida ainda no Mundial. Vai disputar uma repescagem contra o quarto colocado das eliminatórias asiáticas.
Na história das Copas do Mundo, apenas três seleções sagraram-se campeãs com 100% de aproveitamento de vitórias: o Uruguai, em 30; a Itália, em 38; e o Brasil, em 70.
Uruguaios e italianos conseguiram o feito em quatro jogos. Os brasileiros, que melhor sintetizam a perfeição até hoje, realizaram seis partidas na campanha do tricampeonato.
Desde a Copa de 74, quando o Mundial passou a reservar para o time campeão sete partidas, ninguém conseguiu levantar a taça sem dar um único tropeço.
Para as equipes que objetivam fazer história, muito mais importante que conquistar o título é como chegar a este.

Texto Anterior: Lusa tem que se recuperar para não afundar
Próximo Texto: 0%; 200%; 300%; 400%; 500%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.