São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa por nome comum opõe ilhas Samoas

DA "REUTER"

A decisão de Samoa Ocidental (Oceania) de retirar a expressão "ocidental" de seu nome irritou a vizinha Samoa Americana, que integra o território dos EUA.
O Parlamento de Samoa Americana, também conhecida como Samoa oriental e localizada a 130 km de sua vizinha homônima, está prestes a aprovar medidas para impedir o reconhecimento do novo nome.
"Não serão aceitos passaportes ou documentos de identidade que contenham apenas 'Governo de Samoa'", diz o projeto. "A população e o governo de Samoa Americana não reconhecerão o uso do nome 'Samoa' pelo governo de Samoa Ocidental."
O argumento dos opositores à mudança do nome é que a decisão fez com que os habitantes de Samoa Americana se sentissem "menos samoanos".
A aprovação das medidas acarretará problemas aos habitantes de Samoa Ocidental que trabalham em Samoa Americana.
Descobrimento
O arquipélago polinésio de Samoa, conhecido como ilhas do Navegante, foi descoberto pelos holandeses em 1722.
O grupo de 16 pequenas ilhas se dividiu em 1899, pelo Tratado de Berlim, pelo qual Samoa Ocidental foi entregue à Alemanha e Samoa Oriental, aos Estados Unidos.
Samoa Ocidental, cuja capital é Apia, tem cerca de 157 mil habitantes. Em 1962, tornou-se o primeiro país independente da Polinésia após administrações germânicas e neo-zeolandesas.
Samoa Americana tem como capital Pago-Pago e possui um terço da população da sua vizinha. Desde 1951, é administrada pelo Departamento de Interior dos Estados Unidos. Antes disso, a Administração Naval norte-americana se responsabilizava pela manutenção do local.

Texto Anterior: Jovem sofre viajando a trabalho
Próximo Texto: EUA agem como vilões do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.