São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capitão foi pirata mais ousado

DO "USA TODAY"

Apesar de ser uma figura lendária, os documentos históricos quase não registram a existência de Barba Negra. Os estudiosos não têm certeza nem mesmo de seu nome verdadeiro, que seria Edward Teach, Thatch ou Theach. Não foi localizado nenhum registro de seu nascimento.
Mesmo os desenhos onipresentes de Barba Negra ao longo do litoral da Carolina do Norte podem ser fantasiosos. Nenhum retrato dele foi feito em vida. Há descrições conflitantes e só uma coisa se sabe ao certo: tinha uma barba negra e comprida, fato raro na época.
Barba Negra é conhecido principalmente por suas realizações profissionais. Teria sido o pirata mais audacioso da história. Sua carreira de capitão pirata durou apenas 15 meses, desde o momento em que assumiu o controle do navio que rebatizou de Queen Anne's Revenge até o dia 22 de novembro de 1718, quando perdeu a cabeça no navio britânico que o capturou.
Sabe-se que Barba Negra saqueou pelo menos 50 navios. O número real deve estar mais perto de cem. Em sua ação mais ousada, bloqueou o porto de Charleston, Carolina do Sul, durante duas semanas, saqueando todos os navios que entravam ou saíam.
O Queen Anne's Revenge, equipado com 40 canhões e 150 piratas, era a capitânia da frota. Outros 150 piratas sob o comando de Barba Negra trabalhavam em três escunas, menores e mais velozes, para as quais era mais fácil deter os navios que tentassem escapar.

Texto Anterior: Revelando segredos das profundezas
Próximo Texto: Atividade está em crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.