São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa; Erudição bíblica; Velha técnica; Pioneirismo; Punição; Melancolia; Janelas abertas; Lógica

Papa
"Ao defender a regulamentação do aborto, nossa primeira-dama provocou a ira dos bispos, mas com sua coragem ficará nos anais da história com a mesma imagem como a conhecemos -seus alunos de antropologia na USP-: mulher inteligente, discreta, com idéias próprias e muito mais corajosa que seu esposo tucano.
Só falta agora defender com igual ousadia a parceria civil dos homossexuais."
Luiz Mott, vice-chefe do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)
*
"A Igreja Católica não vem perdendo fiéis por causa da fidelidade de João Paulo 2º à sua mensagem. Ela vem perdendo fiéis por falta de fidelidade a essa mensagem, porque muitos cristãos acharam mais fácil se conformar à lógica do mundo.
O papa sabe que a incidência do cristianismo no próximo milênio (como nos milênios anteriores) depende da fidelidade ao anúncio original e que isso é mais importante do que satisfazer a mentalidade dominante."
Dalton Ramos, presidente, e Francisco Borba Ribeiro, secretário do Centro Cultural 12 de Outubro (São Paulo, SP)
*
"Graças a alguém, hoje vivemos em uma república laica. A sra. Ruth Cardoso está certa quando invoca a separação entre o Estado e as religiões -a majoritária inclusive- nas deliberações dos três poderes sobre a dura questão do aborto.
O atual debate sobre a defesa da vida também oferece à hierarquia católica nova oportunidade para que enfim manifeste, sem ambiguidade, sua oposição incondicional à pena de morte."
Carlos A. Idoeta (São Paulo, SP)
*
"Li na Folha a frase de dona Ruth Cardoso, segundo a qual 'a relação entre o Congresso e o papa é zero', e fiquei feliz. Ela é uma pessoa que entende da coisa. Obrigado, dona Ruth, pelo recibo de honestidade que a senhora acaba de dar a João Paulo 2º."
Sérgio Gallina (Ribeirão Preto, SP)

Erudição bíblica
"Ciro Gomes poderia prestar um serviço aos leitores da Folha que se espantaram com sua erudição bíblica nos revelando o livro, capítulo e versículo da Bíblia dos quais extraiu a citação: 'Vai com os pequenos para enfrentar os grandes'.
Na versão que estou usando, o verbo enfrentar aparece uma única vez em toda a Bíblia, em Lucas 14,31: 'Qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com 10 mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com 20 mil?"'
Jaime Wright, pastor presbiteriano (Vitória, ES)

Velha técnica
"No artigo de 30/9, o advogado Saulo Ramos tornou à velha técnica de desqualificar a pessoa de seu oponente em idéias, metendo no texto outra frase indelicada e de mau gosto contra o presidente do STF, Celso de Mello, que é paulista de Tatuí.
Conhecendo bem a capacidade intelectual de Mello, como jurista, da qual se valeu quando consultor-geral da República e ministro da Justiça, o dr. Saulo deveria pôr a mão na consciência e se abster de fazer comentários irônicos. Afinal, porque está tão interessado em atacar o ministro?"
Dyrceu A.D. Cintra Jr., presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia (São Paulo, SP)
*
"O Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (Ibap) cumprimenta o presidente do STF, ministro Celso de Mello, pela coragem de defender publicamente suas opiniões sobre temas polêmicos, tais como aborto, aposentadorias especiais, súmula vinculante e união entre pessoas do mesmo sexo."
Ana Lúcia Câmara, Guilherme José Purvin de Figueiredo e Marcos Ribeiro de Barros, diretores do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e procuradores do Estado (São Paulo, SP)

Pioneirismo
"Foi com tristeza que, ao ler a coluna de Eliane Cantanhêde em 3/10, sobre as disputas em torno dos programas de bolsa-escola e renda mínima, notamos a ausência de qualquer referência ao Programa de Renda Mínima de Campinas.
Na verdade, esse foi o empreendimento pioneiro e que inspirou a maioria das experiências que se seguiram.
Tendo em vista toda a luta empreendida por Magalhães Teixeira em seu último ano de vida para a viabilização, execução e difusão de um projeto de alcance social tão significativo, gostaríamos (aqui falo pelo PSDB de Campinas e por diversos amigos do ex-prefeito) que sua importância fosse resgatada."
Geraldo Biasoto Junior, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ex-secretário da administração Magalhães Teixeira (Campinas, SP)

Nota da Redação - Leia a seção "Erramos" abaixo.

Punição
"Depois de tanto ler as crônicas políticas deste jornal sobre a sucessão presidencial de 1998, cheguei à conclusão de que vou votar no candidato que prometer fechar o Congresso todas as vezes em que este demorar para votar matérias como as reformas tão prometidas nos palanques e tão esperadas por toda a sorte de pessoas deste Brasil."
Ricardo Nassif Hussni (São Paulo, SP)

Melancolia
"Toda a melancolia brasileira está sintetizada na frase: 'Em Brasília: 19h' (com 'O Guarani' de Carlos Gomes em background).
É a melancolia com hora marcada. É assim que a memória do povo brasileiro é ativada, é estimulada, com os fortes ingredientes da frustração, da decepção e da desilusão provenientes da impunidade do enorme festival de corrupção."
Fernando d'Ávila (Rio de Janeiro, RJ)

Janelas abertas
"Há 30 anos, Walter Lima Jr. abria as portas de um novo caminho para o cinema brasileiro com 'Menino de Engenho'.
Hoje ele abre as janelas para deixar o sol entrar com 'A ostra e o vento'. Tem razão Arnaldo Jabor: o que nos interessa é um cinema humanista!"
Paulo D. Ramos (Lages, SC)

Lógica
"Na TV, vi o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reafirmando que não rebaixou o Fluminense porque houve o escândalo das arbitragens. Ele acha que nós somos idiotas?
Se isso é verdade -o motivo para o 'não rebaixamento' do Fluminense-, por que não anular o campeonato do ano passado? Pela lógica, se alguém foi prejudicado, então alguém foi beneficiado."
Guilherme Ribas Garcia (Bauru, SP)

Texto Anterior: Querido papa
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.