São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem dálmatas

DÉBORAH GIANNINI

O dálmata, que levou fama de dócil e "calminho" com o filme "101 Dálmatas", no final do ano passado, decepciona alguns donos ao revelar sua própria personalidade. "Se comparar com o filme, ele tem um temperamento forte", diz o veterinário Maurício Nacarato.
Inquieto, vigoroso e extremamente ativo, o dálmata adulto chega a 60,5 cm de altura e não pode ser criado dentro de um apartamento.
"O pai comprou um filhote porque o filho pediu mas não se deu conta que um dia ele iria crescer. Descobriu também que ele não é tão sociável com crianças quanto parece", afirma Hannelore Fuchs, veterinária especializada em comportamento animal.
Segundo ela, depois de um ano e meio eles atinge a maturidade emocional e tendem a ficar um pouco mais agressivos. "Eles não chegam prontos, devem ser educados", diz.
Para evitar o abandono e os maus-tratos de cães, é importante planejar e conhecer a raça antes que ele passe a ser mais um membro da família.
. Deborah Giannini

Texto Anterior: Diversão de verdade
Próximo Texto: aquarela é o primeiro passo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.