São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997 |
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Como montar uma loja de artigos de pesca? Vitoria Falcomer Marioce de Almeida Pereira (Guaraçaí, SP) O investimento inicial para montar uma loja de artigos para pesca fica em torno de R$ 46 mil -R$ 15 mil para instalações e equipamentos, R$ 25 mil para o estoque, R$ 850 para a abertura e R$ 6.000 para o capital de giro. Uma pequena loja pode ser instalada numa área de 72 m2. Nesse local devem estar distribuídos: 16 m de prateleiras, com 30 cm de profundidade e altura compatível com o pé-direito, para exposição, venda e estocagem dos artigos; e 12 m de balcões de 1,20 m de altura por 50 cm de largura. O estoque deve ser composto por vários tipos de vara de pesca (de fibra e naturais), molinete, carretilha, anzóis, chumbadas, redes, tarrafas (tipo de rede), caixas para os equipamentos, iscas artificiais nacionais e importadas, equipamentos para pesca de arremesso, "encastoamentos" (cabo de aço), giradores de aço inox, bóias, sinalizadores, caixas de isopor etc. Além disso, é muito importante que a loja venda também equipamentos de camping: facas, cantis, redes e sacos de dormir, lanternas, pilhas, lampiões, fogareiros, repelentes, capas impermeáveis, botas de borracha e equipamentos de primeiros socorros. Para manter a loja em funcionamento, o empreendedor vai precisar de dois vendedores e um caixa. O dono também deve trabalhar no empreendimento. Antes de providenciar a abertura da empresa, será necessário consultar a prefeitura de sua cidade para verificar se o empreendimento poderá ser instalado no local escolhido, de acordo com a Lei de Zoneamento. A empresa deve ser registrada nos seguintes órgãos para sua abertura: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura e INSS, além do sindicato patronal. O empreendedor também deve providenciar o alvará de funcionamento, que é emitido pela prefeitura, além de verificar as normas de segurança junto ao Corpo de Bombeiros. Para que o empreendimento dê certo, o dono deve ter conhecimentos básicos de administração de negócios, controle de estoque e formação dos preços de venda. O empreendimento deve ser instalado em uma área com alto fluxo de pessoas, de preferência próximo de pontos de ônibus ou estações de metrô, para compensar os custos, como de instalação e locação do imóvel. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: "Sobre rodas" aumentam Próximo Texto: Catálogo dá autenticidade Índice |
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