São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Seinfeld' dá canseira na platéia

ELAINE GUERINI
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

Quando uma senhora do auditório pergunta a Jerry Seinfeld o que ele faz com tanto dinheiro, o astro da série mais assistida dos EUA -que ganha US$ 1 milhão por episódio- desconversa: "Meu dinheiro? Onde está mesmo o meu dinheiro?".
Mesmo sem graça, a resposta arrancou gargalhadas das 200 pessoas que assistiam à gravação do seriado no último dia 24, no estúdio da CBS, em Los Angeles. "Seinfeld" é exibido na NBC nos EUA, mas realizado nos estúdios da outra emissora por razões operacionais.
A gravação acontece toda quarta-feira, das 19h às 22h -mas quem quer participar da platéia tem de chegar às 17h. A série é uma das mais disputadas pelo público e sua produção recebe uma média de 800 pedidos por semana.
O primeiro a se apresentar logo que as luzes do palco são acesas é o animador de auditório. A platéia, um pouco cansada das duas horas de espera, tenta reencontrar o entusiasmo.
O animador, chamado Jeff, se diz um expert em "Seinfeld", faz algumas piadas sobre a banalidade do roteiro da série e anuncia a entrada de Jerry Seinfeld, o protagonista, produtor e um dos criadores do programa -em seu 9º ano nos EUA. No Brasil, é exibido pelo canal Sony.
Seinfeld faz piadas sobre as dificuldades que o público deve ter enfrentado para conseguir o ingresso. Depois, inicia um bate-papo com a platéia. "Ainda não sei o que vou fazer no ano que vem", disse o ator à Folha, desmentindo os boatos de que estaria encerrando o seriado em 99.
Seinfeld também afirmou não ter interesse em fazer cinema -terreno em que Jason Alexander, o George da série, Michael Richards, o Kramer, e Julia Louis-Dreyfus, a Elaine, já se aventuraram.
"Sou comediante e acho que o gênero flui melhor no formato de seriado. Também não tenho visto filmes que me dessem vontade de participar", contou o ator, antes de anunciar o início da gravação.
O cenário principal, o interior do apartamento de Seinfeld, fica ao centro do palco. Os atores que participam da cena se posicionam e o diretor pede para iniciar a ação.
Cada cena é gravada duas vezes, e o mais engraçado é que a platéia ri de quase todas as falas nas duas passagens -o que descarta a hipótese de as risadas serem inseridas após a gravação.
O animador explica que os atores precisam do retorno da platéia para avaliar a "temperatura" do episódio. "É para rir mesmo quando vocês não acham graça", pediu.
Após realizar uma cena, a equipe se desloca para outro cenário e retoma o processo. O apartamento de Seinfeld é usado em todos os programas e o resto do espaço é dividido em seções e decorado conforme as exigências do roteiro.
Entre uma cena e outra, o animador tenta responder mais dúvidas. Mas nem sempre é possível -como aconteceu quando perguntaram quantas vezes a atriz Julia havia mudado de penteado ao longo da série.

Texto Anterior: Ex-pastor vai ancorar novo 'Brasil Verdade'
Próximo Texto: 'A Indomada' acaba em fantasia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.