São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Diplomacia tucana; Recado claro; Divisão crônica; Picanha fatiada; Atitude cristã; Tatibitate eleitoral; Hora da colheita; Sonhando acordado; Alvo eleitoral; Lobby Futebol Clube; Trator desgovernado; Dedo no gatilho; Produto de exportação; Apito final; Agenda de candidato; Preocupação nacional

Diplomacia tucana
Serjão tem insinuado a alguns interlocutores que tem certeza de que Itamar não será candidato ao Planalto em 98. Diz que o ex-presidente ficou de responder a FHC em fevereiro qual cargo quer ocupar no exterior.

Recado claro
A segurança de Pelé de que, na hora H, o governo ligará seu trator no Congresso para aprovar o projeto de lei do ministro se baseia em um raciocínio: em 98, ano de eleição, sua presença nos palanques valerá muito.

Divisão crônica
Paes de Andrade deixará para Sarney, Itamar e Requião a decisão sobre a data da convenção em que o PMDB dirá se enfrenta ou fica com FHC. Sarney e Itamar querem adiar ao máximo. Requião prefere que seja logo.

Picanha fatiada
Antônio Britto (RS) convidou Itamar para um churrasco. Só falta a data. Precavido, o governador, que é aliado de FHC, quer manter um pé na canoa de Itamar, de quem foi ministro forte.

Atitude cristã
Ontem, na despedida do papa, o prefeito Luiz Paulo Conde (Rio) e o casal Lampréia (Relações Exteriores) estavam lado a lado. Marcello Alencar (RJ) cumprimentou o ministro e sua mulher. Nem olhou para Conde.

Tatibitate eleitoral
Explicação de integrantes da Executiva do PSB para o fato de Arraes não sair ele próprio candidato ao Planalto: a campanha na TV ficaria muito cara, pois o programa teria de ser legendado.

Hora da colheita
Eliseu Padilha (Transportes) diz que o PMDB vive um falso dilema: ficar ou não com FHC. "Já estamos há quase três anos no governo e pagamos os ônus por votarmos as reformas. É hora de termos também os bônus."

Sonhando acordado
Suplicy pediu a Lula uma decisão sobre sua candidatura a presidente. Como só disputa o lugar se Lula não entrar, acha que está perdendo terreno para Cristovam Buarque e Tarso Genro.

Alvo eleitoral
Ao facilitar a participação dos trabalhadores na 2ª fase de venda da Vale, em 98, o governo mira em dois coelhos: reduzir o rombo do FGTS e popularizar o programa de privatização, o que tira discurso da oposição.

Lobby Futebol Clube
Depois que a CBF inaugurou uma casa em Brasília, o jogo de futebol semanal dos deputados no Clube dos Congressistas perdeu o quórum. Eles têm preferido o campo da sede da entidade, onde são muito bem tratados.

Trator desgovernado
Valdemar Costa Neto (PL) tem espalhado, em tom de brincadeira, no Congresso, que sabe por que FHC vetou a obrigatoriedade de teste psicotécnico para motoristas: "É que a carteira do Serjão está para vencer".

Dedo no gatilho
O Ministério da Justiça pretende desencadear uma gigantesca operação de desarmamento no dia 9 de maio de 98. Um dia após vencer o prazo final para regularização de porte. Chamará "Vamos desarmar o Brasil".

Produto de exportação
Uma das representantes do Brasil no Fórum de Desenvolvimento Urbano de Xangai (China), que começa hoje, a vereadora paulistana Aldaíza Sposati (PT) vai apresentar o Mapa de Exclusão Social elaborado pela PUC-SP, a pedido da ONU.

Apito final
Parecer do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a ser divulgado nos próximos dias, dirá qual dos programas de renda mínima que tramitam no Congresso merecerá a aprovação do governo.

Agenda de candidato
Se voltar atrás na decisão de não disputar o governo paulista, Antônio Palocci (PT) nem precisará mudar sua rotina.

Preocupação nacional
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, presidida por Ricardo Izar, recebe dia 15 executivos das empresas aéreas e os ministros da Aeronáutica e da Justiça. Na pauta: segurança dos vôos e os preços das passagens.

TIROTEIO
De Caio de Camargo Maia, coordenador-geral da juventude do PSDB paulista, sobre o governo federal negociar aval para empréstimo para a prefeitura paulistana com Paulo Maluf:
-É mais um ato de canalhice política de Fernando Henrique contra o governador Covas.

Próximo Texto: Judas de plantão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.