São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conferência discute educação ambiental

Evento vai reunir 2.000 pessoas

FABIANA MELO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação realizam amanhã, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Educação Ambiental.
O evento deve reunir mais de 2.000 pessoas para discutir o assunto e elaborar um documento regulamentando a prática da educação ambiental no país.
Além dos ministros Gustavo Krause (Meio Ambiente) e Paulo Renato Souza (Educação), deverão estar presentes os ministros da Cultura, Francisco Weffort, e da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, além do governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT).
Em Brasília, um dos principais casos de poluição ambiental atinge o rio Melchior, num local a 39 km do Plano Piloto. Itabaiana de Moura, 63, enfrenta há mais de dez anos as consequências da poluição dentro de sua fazenda.
Sócio de diversos proprietários, Moura administra uma área de 38,56 milhões de metros quadrados. O rio Melchior, que nasce como córrego Taguatinga (na cidade-satélite de mesmo nome), cruza a fazenda por 12 quilômetros.
Anteriormente cristalino, o Melchior hoje exala mau cheiro e irrita os olhos de quem chega perto de suas margens. Os moradores da fazenda reclamam da espuma branca que se forma em uma das quedas do rio.
Espuma tóxica
"Tem dias em que a espuma chega a 10 metros de altura. Quando o vento bate, a espuma se espalha pelo campo, matando a pastagem", afirma João Inocêncio Gomes, 43, que mora e trabalha na fazenda há 23 anos.
Ele afirmou que, quando a espuma do rio fica muito alta, cobre a ponte por onde o gado passa.
Gomes recolhia a areia nas margens do rio quando a espuma voou e atingiu seu rosto. "Deu uma coceira brava que durou 60 dias."
O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF, Chico Floresta, não foi encontrado ontem pela Folha.

Texto Anterior: Certidão grátis clandestinidade, diz Unicef
Próximo Texto: Negrini deixa direção da perícia em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.