São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade ganha espaço

SÉRGIO LÍRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O repasse de ganhos de produtividade deve ter mais espaço nas negociações salariais dos próximos anos, diz o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
Segundo José Silvestre de Oliveira, técnico do departamento, os sindicatos estão sentindo a necessidade de discutir critérios mais claros para incorporação desses ganhos.
Oliveira considera que temas como a produtividade vão, aos poucos, substituir a discussão sobre o reajuste salarial.
Quanto mais a inflação cair, diz, mais dificuldade os sindicatos terão para negociar a reposição. "O tema da reposição continuará na pauta, mas deve assumir uma posição secundária", afirma.
Na pauta
Bancários e petroleiros, com data-base em 1º de setembro, estão reivindicando reajustes por aumento de produtividade na campanha deste ano. Os bancários pedem 11,63% e os petroleiros, 22%.
Os químicos, que têm data-base em 1º de novembro e começam a negociar com as empresas na próxima semana, também deverão incluir o tema em sua pauta de reivindicações.
(SL)

Texto Anterior: Fiesp quer acordo de trabalho mais flexível
Próximo Texto: Sindicato diz que TRT não dará ganho real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.