São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tipos de Goldin voltam sem maquiagem

MARIANNE COMPARATO
DE PARIS

O nome já diz tudo. "Love Streams", nova exposição que a fotógrafa norte-americana Nan Goldin apresenta neste outono em Paris, surpreende quem espera encontrar uma sequência do trabalho que ela vem fazendo desde os anos 70.
Nada parecido com "The Ballad of the Sexual Dependency", diário íntimo da fotógrafa e de sua roda de amigos.
Vemos David Armstrong, seu companheiro desde os tempos do colégio, não mais com seus amantes ou vestido de "drag queen", mas pausado e sem maquiagem. Os mesmos personagens louquíssimos das antigas séries aparecem serenamente olhando para a câmera que lhes aponta Nan.
Não existem mais cinzeiros sujos, garrafas vazias espalhadas pelo chão e restos de comida no prato que recheavam o fundo das fotos de antes. São retratos aparentemente clássicos.
Olhamos para as pessoas pelo que elas são, e não pelo que representam -homossexuais, "junkies" e "drag queens". O retrato nos leva a procurar o olhar da pessoa, e não os contornos.
Sua peregrinação pelo mundo da fotografia começou cedo. Aos 14 anos, Nan foi viver numa comunidade hippie. Apaixonou-se pela fotografia e não parou mais.
"Fotografando sem parar, percebi que eu podia gravar a minha própria história, impedir a sua revisão, sua reescritura", diz Nan em entrevista a uma revista francesa. "Minha irmã se suicidou numa época em que o suicídio era tabu. Para os vizinhos, era um acidente. Muito jovem, tomei consciência do fato de que ninguém queria realmente saber a verdade", resume ela.
Ela dedica a exposição a Greer, que morreu em novembro do ano passado. Como ela resume a vida dele? Fotografando seu quadro de fotos e, ao lado, capturando a dor no rosto de uma amiga indo para o seu funeral.

Texto Anterior: "Histórias da Bahia" reativa produção do Estado após 18 anos
Próximo Texto: Anexo mostra fotos antigas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.