São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
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Rodízio sem multa altera pouco o trânsito

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro dia sem multa do rodízio municipal não conseguiu reduzir de forma expressiva os congestionamentos na cidade de São Paulo.
O pico de congestionamento de ontem foi às 19h e chegou a 125 km -37 km a menos do que o pico da segunda-feira passada, quando não havia a restrição de circulação.
Na última segunda-feira em que houve o rodízio estadual (22/09), operação que foi mais abrangente do que o rodízio municipal, o pico do dia foi de 70 km.
Ontem estavam proibidos de circular pelo centro expandido da capital paulista nos horários de pico -entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h- os veículos com finais de placa 1 e 2. Hoje, a proibição se aplica para os finais 3 e 4.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão da prefeitura, a obediência espontânea na parte da manhã foi ontem de 49% entre os carros e de 34% entre os caminhões.
A CET informou que divulgará apenas hoje qual foi o índice de adesão ao rodízio de ontem no período das 17h às 20h.
Para o prefeito Celso Pitta (PPB), o índice de adesão à operação foi bom. "Considerando que choveu, não houve cobrança de multa e o início do horário de verão, o resultado de 49% foi positivo", disse Pitta.
Em agosto de 95, quando o Estado implantou um rodízio antipoluição na capital também sem aplicação de multa, o índice de adesão foi de 45% no primeiro dia da operação.
Medição
A adesão ao rodízio foi medida em apenas seis pontos da cidade -nas avenidas do Estado, Paulista, Eusébio Matoso/Brigadeiro Faria Lima, Santo Amaro, Alcântara Machado e Francisco Matarazzo.
Para chegar ao cálculo final de adesão, técnicos da CET realizaram duas contagens de veículos em paralelo.
A primeira contagem registrou todos os veículos -independentemente de seu final de placa- que passaram por essas avenidas das 7h às 11h.
A segunda, realizada no mesmo horário e nas mesmas avenidas, registrou especificamente apenas os veículos com finais de placa proibidos que trafegaram por essas vias.
Comparando as duas contagens, a CET chegou a um índice final de adesão.
Com a cobrança de multas a partir da próxima segunda-feira, a CET pretende atingir uma adesão média de cerca de 95% entre os carros, semelhante à obediência ao rodízio estadual.

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