São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizações voluntárias buscam maior integração em desastres

Centralização de informações facilitaria o trabalho

DANIEL NASCIMENTO DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A centralização de informações para maior integração das organizações voluntárias na América Latina foi o principal tópico de discussão do Primeiro Encontro de Entidades Voluntárias para Desastres, que começou ontem em São Paulo.
Estiveram presentes representantes da Cruz Vermelha, do Exército da Salvação, da Adra (Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais) e da UEB (União dos Escoteiros do Brasil).
Segundo Lígia Soares, docente da Cruz Vermelha Brasileira (filial de São Paulo), a centralização de informações essenciais em um órgão pode colaborar para a conjugação de esforços.
Divisão de tarefas
'Atualmente, o elo entre estas entidades não existe. Com a criação de uma central, que poderá até estar a cargo do Departamento de Defesa Civil do Estado de São Paulo, será possível conseguir uma melhor divisão de tarefas durante possíveis desastres", afirma.
Claudio Luiz de Souza, gerente do Centro de Educação em Saúde do Senac (SP), cita como exemplo a explosão no Osasco Plaza Shopping, ocorrida em 11 de junho de 1996. "A falta de integração foi clara no desastre de Osasco. As entidades voluntárias estavam presentes, mas agiram isoladamente. Nesses casos, a Defesa Civil tem dificuldade de atuar em conjunto", afirma o gerente.
Os resultados do encontro que termina hoje serão mostrados no sábado, dia 11, no encerramento do 1º Fórum Latino-Americano de Gerenciamento de Desastres, com início amanhã.
(DNC)

Texto Anterior: Nasce 1ª neta de Roberto Carlos
Próximo Texto: Falta de provas contra escola faz governo arquivar 110 processos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.