São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cronologia

Dia 13 (terça-feira)
Folha revela que o deputado Ronivon Santiago (PFL-AC) vendeu seu voto a favor da emenda da reeleição por R$ 200 mil, segundo relatou a um amigo, em conversas gravadas. Os compradores foram os governadores Orleir Cameli (sem partido-AC) e Amazonino Mendes (PFL-AM).

Ronivon diz nas gravações que recebeu R$ 100 mil em dinheiro, no dia da votação do primeiro turno na Câmara (28 de janeiro), e o restante por meio da empreiteira CM, que tinha pagamentos a receber do governo do Acre. Ronivon afirma ainda que outros quatro deputados do Acre -João Maia, Zila Bezerra, Osmir Lima e Chicão Brígido também receberam dinheiro

"Pelo que eu sei bem é o seguinte: eram os 200 do Serjão, via Amazonino, que era a cota federal, aí do acordo..."

"Eu falei com o Luís Eduardo. O Luís Eduardo marcou uma audiência com o Serjão. Daí o Serjão marcou com o Amazonino"
(Do deputado João Maia, sobre o envolvimento de Sérgio Motta)

Repercussão
Ainda pela manhã, a Executiva do PFL expulsou sumariamente os deputados Ronivon Santiago e João Maia do partido. Antes de forçar a expulsão dos dois deputados, Luís Eduardo perguntou à Executiva do PFL: 'Alguém aqui tem alguma dúvida da autencidade da gravação?' Todos se calaram. Em seguida, perguntou: 'Alguém tem dúvida de que ele quitou suas dívidas no banco?'. Novamente, todos se calaram. Os dois foram expulsos. A Bolsa de Valores de São Paulo volta a cair durante o dia.

Dia 15 (quinta-feira)
Folha revela nova gravação na qual o deputado Ronivon Santiago (AC) diz que recebeu uma retransmissora de TV do ministro Sérgio Motta (Comunicações). "Eu tive lá com o Sérgio Motta. A autorização para o funcionamento foi dada em 16 de maio de 1996, mas ela só começou a operar em 31 de março de 1997, após a votação da emenda da reeleição. Ronivon afirmou ainda que, após a aprovação da emenda, ele acertou com Motta uma concessão de rádio

Texto Anterior: Cassação de 3 deputados deve ser votada hoje na CCJ
Próximo Texto: Projeto para criação da CPI da Reeleição está parado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.