São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto para criação da CPI da Reeleição está parado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto para criação da CPI da Reeleição está parado na CCJ há quatro meses e meio. O relator Darci Coelho (PFL-TO) disse que dará o parecer depois de concluído o processo de cassação dos três deputados.
A criação da CPI foi proposta pelo bloco de oposição PT, PDT e PC do B. O governo quer impedir a instalação da CPI.
"A CPI é a única garantia de uma investigação isenta e de não haver impunidade", disse o vice-líder do PT, deputado Humberto Costa (PE).
"É necessário que a CCJ tenha maiores e melhores instrumentos investigatórios para não ficarmos entre uma comissão sem poderes e o extremo de uma CPI, muitas vezes motivada por questões políticas", disse o presidente da comissão, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Para Alves, a solução será a aprovação da emenda constitucional do deputado Marcelo Déda (PT-SE), que dá maiores poderes ao Congresso para investigar as denúncias contra parlamentares.
A proposta, aprovada pela CCJ da Câmara, permite -no caso de processos de cassação do mandato por quebra do decoro parlamentar- a convocação de testemunhas e acusados, quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos envolvidos e requisição de documentos e provas. Atualmente, as CCJs da Câmara e do Senado não têm esses poderes.

Texto Anterior: Cronologia
Próximo Texto: Lindbergh Farias se diz "perseguido"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.