São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhão derruba passarela e mata 7

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um acidente que envolveu seis veículos e causou o desabamento de uma passarela de pedestres de 36 toneladas sobre o km 213 da via Dutra, em Guarulhos (Grande São Paulo).
O desabamento, que aconteceu às 5h30 de ontem, quando chovia em Guarulhos, foi causado por um caminhão basculante cuja caçamba, aberta, bateu contra a passarela que serve aos moradores do bairro Jardim Cumbica.
O caminhão basculante seguia pela faixa esquerda da pista São Paulo-Rio da via Dutra.
A passarela metálica desabou sobre a traseira de uma carreta que vinha do Rio de Janeiro, na pista oposta à do caminhão basculante. A carreta, que transportava areia, sofreu apenas danos. O motorista conseguiu prosseguir por alguns metros, em direção a São Paulo, e saiu ileso do acidente.
Os destroços da passarela que caíram na pista provocaram uma série de batidas na pista Rio-São Paulo da via Dutra.
As colisões envolveram um Gol, um caminhão frigorífico, uma Besta que fazia lotação em Guarulhos e um ônibus da empresa Itapemirim, com 23 passageiros, vindo do Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o Gol não foi atingido pela passarela no momento em que ela desabou.
O motorista do Gol teria conseguido frear, mas o carro foi destruído ao ser atingido em cheio, na traseira, pelo caminhão frigorífico, atingido em seguida pela Besta que fazia lotação.
Após a batida, os destroços do Gol e da cabine do caminhão ficaram prensados sob o vão da passarela desabada.
O ônibus foi envolvido no acidente depois da sequência de choques. Ao tentar evitar a colisão com os outros veículos, o ônibus subiu na calçada da passarela e tombou.
O impacto da batida arremessou o motorista, José Carlos de Souza, junto com o banco, pela porta do ônibus.
Fuga
O motorista do caminhão basculante, de placas de Santo André (SP), que causou o acidente, fugiu a pé sem ser identificado. Não se sabe ainda por que ele dirigia com a caçamba levantada.
Com o choque, a cabine do caminhão se separou da carreta que transportava a caçamba.
O caminhão, que iria provavelmente, segundo a NovaDutra, buscar areia no Vale do Paraíba, estava descarregado.
Segundo a NovaDutra, que administra a via, mil caminhões transportando areia passam todos os dias no trecho da estrada em que ocorreu o acidente.

LEIA MAIS nas págs. 3, 4 e 5

Texto Anterior: Como foi o acidente na via Dutra
Próximo Texto: Caos atrapalha liberação da Dutra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.