São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Número de cartões de crédito cresce 16,9% no país

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de cartões de crédito em circulação no país cresceu 16,9% nos últimos 12 meses, conforme dados divulgados ontem pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
No final de setembro, o volume de cartões no Brasil era de 18,640 milhões de unidades, ante 15,942 milhões em setembro de 96.
Já o volume de transações apresentou crescimento ainda mais expressivo (27,7%), passando de 35,243 milhões para 45,016 milhões no mesmo período.
"Como no quarto trimestre há maior emissão de novos cartões, principalmente em função do período de férias e das viagens ao exterior, a nossa projeção é encerrar o ano com crescimento em torno de 20%", afirma Waldemar Petty, presidente da Abecs.
Pequenas quantias
O valor das compras com cartão de crédito cresceu 16,82% em 12 meses, passando de US$ 2,007 bilhões, em setembro de 96, para US$ 2,345 bilhões no final do mês passado.
O aumento menor no valor das transações em comparação ao número de compras é uma prova, segundo Petty, de que as pequenas quantias têm prevalecido no uso do cartão.
Conforme ele, o número de estabelecimentos comerciais que estão se credenciando todos os meses é crescente. "Isso demonstra que o cartão de crédito está substituindo outras formas de pagamento", diz.
A Abecs constatou também crescimento de 0,6% no número de cartões de agosto para setembro deste ano, enquanto o volume de transações teve expansão de 1,2% em igual período.

Texto Anterior: STF julgará de novo abertura no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.