São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita exige nova investigação em SP

LUÍS COSTA PINTO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A Secretaria da Receita Federal, em Brasília, mandou que seus auditores em São Paulo refizessem todo o processo de devassa fiscal contra os oito clubes paulistas que participam do Campeonato Brasileiro deste ano.
Os times paulistas na primeira divisão do Brasileiro deste ano são Guarani, Bragantino, União São João, Palmeiras, São Paulo, Lusa, Corinthians e Santos.
Todos as 26 equipes que participam do campeonato também estão sendo devassadas.
Já foram emitidos autos de infração por sonegação fiscal contra as equipes Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e Grêmio.
Juntos, os autos contra esses seis clubes somam R$ 40 milhões.
São Paulo é o único dos grandes centros esportivos nacionais onde os fiscais da Receita Federal não encontraram irregularidades na contabilidade das equipes de futebol.
Essa "exclusividade" chamou a atenção da cúpula da Receita Federal, que determinou a nova investigação.
'Estrangeiros'
Além do jogador santista, o atacante Romário (Valencia, da Espanha), o atacante Ronaldinho (Inter de Milão, Itália), o atacante Paulo Nunes (Benfica, de Portugal), o atacante Bebeto (que acaba de se transferir para o La Coruña, da Espanha) o atacante Edmundo (Vasco), o atacante Túlio (Vitória-BA), Sávio e Renato Gaúcho (Flamengo) receberam autos de infração da Receita por sonegação de Imposto de Renda.
Os únicos que não estão colaborando com os auditores fiscais são Ronaldinho e Edmundo.
"Não é possível que, sendo São Paulo o centro esportivo mais rico do país, não exista incorreções nas declarações de renda dos jogadores e dos clubes paulistas. Há algo errado", disse ontem um dos coordenadores tributários da Receita Federal encarregado da devassa nos clubes e jogadores.
"Para evitar dissabores aos novos craques brasileiros, vamos mandar um auditor fiscal ter conversas privadas com as revelações deste campeonato e que em 98 irão fazer sua primeira declaração de renda. Dodô, do São Paulo, que é o mais badalado desse novo grupo de jogadores, será o primeiro que procuraremos para orientar o que deve e o que não precisa declarar", revelou o coordenador da Receita.

Texto Anterior: Auxiliar é descartado
Próximo Texto: Morre no Rio o locutor Waldir Amaral, aos 71; Ronaldinho joga em partida beneficente; Sonny Ânderson volta a Monaco e vê médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.