São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padronização é ponto positivo

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A maior vantagem dos discos ópticos é sua padronização. Isso significa que um disco gravado em um computador poderá ser lido em qualquer outro, desde que tenha um leitor de CD, um periférico obrigatório em qualquer computador hoje.
Além disso, a gravação doméstica em um CD-R é garantia da integridade dos dados. "A segurança é a mesma da de um CD prensado (industrial)", explica Roberto Yamasaki, da Philips.
Os testes foram realizados em uma unidade CDD 3.610 (R$ 1.290), da Philips, que dispensa placas SCSI para sua instalação.
Segundo Yamasaki, isso só é possível porque os computadores já estão rápidos o suficiente para manter constante a transferência de dados para o gravador.
Não tão rápido
O ponto fraco da tecnologia é a velocidade de gravação. Na unidade da Philips, que grava em velocidade dupla e lê em sêxtupla, a gravação de um CD inteiro leva cerca de 40 minutos.
Yamasaki explica que a velocidade dos gravadores é menor que a dos leitores porque seus componentes mecânicos são maiores, movimentando-se mais lentamente.
(PFSJ)

Onde encontrar - Controle, tel. (011) 853-6133

Texto Anterior: Aplicação define opção tecnológica
Próximo Texto: Velocidade é maior destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.