São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major atribui sua derrota à divisão dos conservadores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido John Major atribuiu ontem às divisões internas a derrota da sua legenda política nas últimas eleições britânicas. O discurso foi feito durante o primeiro congresso anual do Partido Conservador após as eleições de 1º de maio último.
"Reformem o partido, apóiem William Hague (o novo líder conservador), redescubram a arte de trabalhar conjuntamente, lutem por todas as cadeiras e por todos os votos -ou briguem entre si e percam eleições", disse o ex-primeiro-ministro, que perdeu o cargo para o trabalhista Tony Blair.
Em maio, o Partido Trabalhista voltou ao poder no Reino Unido após 18 anos de governo conservador. Os conservadores amargaram nas urnas sua pior derrota desde 1832.
Diagnóstico
Hague, que substituiu Major na liderança do partido, fez discurso semelhante ao do ex-premiê.
"Eu sei por que perdemos. Não vamos poupar palavras. Nosso partido passou a ser visto como dividido, arrogante, egoísta e presunçoso. Nosso partido como um todo foi tido como irrelevante e sem peso. Essa é a verdade, e nós devemos encará-la", afirmou o líder conservador para os congressistas reunidos em Blackpool, norte da Inglaterra.

Texto Anterior: Letões tiram lucro de estátuas de Lênin
Próximo Texto: Ex-premiê da Espanha descarta nova eleição; Falha sequestro de avião iraniano; Turquia mata 538 curdos em 2 semanas; Britânicos vão monitorar doença por computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.