São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat pode encontrar Netanyahu

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os EUA estão tentando patrocinar o primeiro encontro em oito meses entre o premiê isralense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat.
O encontro, que poderia ocorrer ainda ontem à noite ou hoje, daria novo impulso às negociações entre israelenses e palestinos, retomadas anteontem. Elas foram interrompidas em março por causa do início da construção de um bairro judeu na parte árabe de Jerusalém e dos atentados suicidas realizados por extremistas palestinos contra civis israelenses.
"É importante ter palestinos e israelenses trabalhando juntos, mas o mais importante não é se encontrar, mas alcançar resultados", disse o enviado americano ao Oriente Médio, Dennis Ross, ontem em Ramallah (Cisjordânia).
Duas comissões mistas formadas por israelenses e palestinos (de um total de oito comissões) se reuniram para discutir temas econômicos e os arranjos para que os palestinos possam ir da faixa de Gaza à Cisjordânia sem passar por controles israelenses.
Mas negociadores palestinos disseram que as negociações principais deverão ocorrer somente na semana que vem, em Washington, quando o chanceler israelense, David Levy, e o líder palestino Mahmud Abbas se reunirão com a secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright.
"Será em Washington que nos dedicaremos às questões mais importantes: a colonização dos territórios palestinos por parte de Israel e a retirada das tropas israelenses da Cisjordânia", disse o negociador palestino Hassan Asfur. Israel interrompeu sua retirada da Cisjordânia argumentando que Arafat não estava fazendo o suficiente para combater o terrorismo.
As comissões mistas deverão discutir também a abertura de um porto marítimo e um aeroporto em Gaza e a libertação de presos palestinos ainda detidos nas prisões israelenses.

Texto Anterior: Líder do Hamas propõe trégua a Israel
Próximo Texto: EUA acusam Iraque de vôo proibido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.