São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
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PF manda retirar outdoor que comparava jeans a cocaína

Texto dizia que calça custa o mesmo, mas agita mais

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Um outdoor acusado de fazer apologia ao uso de drogas, instalado em um ponto estratégico para ser observado pelo público jovem de classe média, teve de ser retirado das ruas de Porto Alegre pela empresa de publicidade Com.br.
As peças permaneceram, da semana passada até o início da tarde de ontem, próximas ao colégio Anchieta, frequentado por adolescentes de classe média e classe média alta, e à PUC (Pontifícia Universidade Católica).
"Um jeans Di Trevi custa o mesmo que três gramas de cocaína e você agita muito mais", dizia o anúncio, acompanhado apenas do desenho de uma seringa.
Segundo o coordenador da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Casemiro Emerim, o caso será enviado ao Ministério Público para uma definição quanto às providências judiciais a serem tomadas nos próximos dias. A retirada do outdoor ocorreu depois que a Polícia Federal exigiu.
O proprietário da Com.br, Washington Carvalho, disse que é "'uma distorção" definir o anúncio como apologia ao consumo de drogas. "O que ocorre é o contrário. Na verdade, o anúncio é educativo. Mostra que quem comprar o jeans e não consumir a droga vai agitar muito mais", afirmou.
Maria Isabel Smich, gerente da Ativa, empresa responsável pela colocação dos outdoors, afirmou que, ao ver o conteúdo do anúncio, recomendou à agência que o trocasse por outro da mesma campanha. A agência preferiu mantê-lo.
A Ativa, por ser a prestadora do serviço, foi notificada a retirar o outdoor.

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