São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descontraídos e reclusos decidem título

JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Reclusos e descontraídos estarão disputando hoje à noite a primeira partida da série melhor de três da decisão do Campeonato Paulista masculino de vôlei deste ano.
O Report/Suzano entrou em ritmo de concentração em Indaiatuba (110 km a noroeste de São Paulo), palco do duelo desta noite, logo após o treinamento de ontem pela manhã, sem direito a uso de telefones celulares ou recebimento de ligações no hotel.
Ao mesmo tempo, os atletas do Olympikus se preparavam para o casamento do levantador Maurício, 29, com a estudante universitária Roberta Abdo, 21, que seria ontem à noite, em São Paulo.
Os jogadores tiveram autorização da comissão técnica para comparecer à cerimônia e se apresentar até a 1h30.
Na segunda-feira, o nascimento de Gabriel, terceiro filho do atacante Carlão, já tinha causado rebuliço no grupo. Ele ficou dois dias no Rio e só ontem pela manhã se reapresentou para o treinamento.
"O atletas irem ao casamento do Maurício é uma forma de presenteá-lo e até de fortalecer a união da equipe. Acho bom fugir da rotina. Motivação para a gente é que não vai faltar", afirmou o técnico Renan dal Zotto, medalha de prata nos Jogos de Los Angeles-84.
No Report/Suzano, o técnico Ricardo Navajas optou por diminuir a carga de treino nos últimos dias e se dedicar ao trabalho de recuperação física dos atletas.
A concentração, ainda que menor nos anos anteriores -a equipe se concentrava com uma semana de antecedência-, de acordo com ele, é necessária.
"Eles vieram de uma rotina desgastante de seleção, e a gente entende isso. Só que quem chegou até aqui não vai morrer por causa de mais três dias", disse o técnico, em referência ao período que antecede o segundo jogo, no sábado, em Suzano, e, se necessário o terceiro, domingo, novamente na cidade.
A proibição de telefones celulares e chamadas para os quartos dos jogadores seria uma maneira de "preservá-los".
"O pessoal tem que descansar, fazer as refeições direito."
Para testar a obediência, costuma ligar para o número dos atletas. "Se usar, eu tomo. Eles são excelentes profissionais, conscientes. Sabem das obrigações e não me dão trabalho", completa.
Bom retrospecto No último Paulista, o atacante Tande, hoje formando dupla de praia com Giovane, se casou um dia antes do terceiro confronto contra o mesmo Report -o Olympikus, dirigido por Bebeto de Freitas, acabou sendo campeão.
Naquela ocasião -em 16 de setembro-, apenas Maurício, como padrinho, o acompanhou na viagem ao Rio, local da cerimônia.

Texto Anterior: Lutador brasileiro poderá ter revanche
Próximo Texto: Jogo fica sem TV ao vivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.