São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discos unem nações de língua portuguesa

DA REPORTAGEM LOCAL

Para marcar os 500 anos do descobrimento do Brasil, um ambicioso projeto pretende lançar, até o dia 22 de abril do ano 2000, 22 CDs temáticos reunindo artistas de todos os países que cantam em português.
Batizado de Projeto Enlace, ele também tem como objetivo reforçar os laços entre os países de língua portuguesa.
Para tanto, vai compilar canções dos sete países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau -além de Timor Leste, Macau e Goa.
Cada disco terá uma prensagem de 10 mil cópias e será distribuído em todos os países da comunidade. Metade da produção será doada às rádios desses países e às rádios mais ouvidas pelas comunidades lusófonas na Ásia, Europa e Américas.
Dessa cota também serão entregues unidades às embaixadas, a jornalistas especializados em música, faculdades de comunicações e artes, centros de pesquisa e documentação musical, músicos e pesquisadores.
A receita da venda será revertida para uma discoteca no Memorial da América Latina.
Cada CD da série terá as letras das músicas, informações sobre os intérpretes e ritmos e traduções dos termos mais regionais.
Orçado em R$ 2,988 milhões, o Projeto Enlace está entrando na fase de captação de recursos.
Nesse total estão incluídos os R$ 280 mil previstos para a realização de um programa semanal de rádio durante um ano.
"Mas esse não é um projeto comercial. É um projeto de referência cultural", diz o jornalista Sérgio Gomes, coordenador geral do Enlace e um dos idealizadores do projeto, cuja idéia surgiu durante o 2º Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, em 1994, no Rio. De lá para cá, o projeto foi sofrendo alterações e sendo redimensionado.
"O Mar"
Encabeçado pelo Instituto Uniemp, o projeto Enlace já tem o seu primeiro CD pronto, que, por enquanto, tem a função de demo -ele só será lançado oficialmente em janeiro de 1998.
É "O Mar", que tem 19 faixas divididas em sete partes: abertura, navios, serenatas, homenagens, saudades, danças e encerramento.
O CD apresenta músicas de nomes já conhecidos no Brasil, como Cesária Évora (Cabo Verde), Filipe Mukenga (Angola) e Madredeus (Portugal).
O próximo CD da série a ficar pronto deve ser "Carnaval". Para isso, desde abril o Enlace conta com um grupo de jornalistas e pesquisadores que estão encarregados de garimpar material em cada país lusófono. Estão encarregados de descobrir o material interessante, contatar as gravadoras e encontrar quem possui os direitos fonográficos sobre as músicas.

Maiores informações podem ser obtidas na Oboré Projetos Especiais (011/214-3766)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Obra de Nuno Ramos sofre com descuido em Orlândia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.