São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negros querem tirar palavra de dicionário

Uso de "nigger" é considerado racismo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Diversos grupos da comunidade negra dos EUA iniciaram campanha para expurgar dos dicionários a palavra "nigger" (crioulo).
O mais importante dicionário dos EUA, Merriam Webster, há cem anos dá a seguinte definição para "nigger": "pessoa negra, em geral considerado ofensivo".
Mas nos últimos anos, o termo passou a ser inaceitável por muitos negros. Em público, quase todas as pessoas a evitam e dizem "a palavra que começa com n".
O grande argumento da defesa de O. J. Simpson, acusado de duplo homicídio, foi o fato de o principal investigador policial do episódio ter chamado negros de "niggers".
Isso, disse a defesa, provava que o investigador é racista. O júri, de maioria negra, absolveu Simpson.
Estudos mostram que a palavra "nigger" tem sido usada desde o século 16. O editor do Merrian Webster diz que o dicionário deve listar as palavras em uso, inclusive as derrogatórias e de baixo calão. Os líderes da campanha contra a palavra dizem que ela atinge a honra dos negros.

Texto Anterior: Vencedor do Nobel será anunciado hoje
Próximo Texto: Terrorista roubava as vítimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.