São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judeus de Bordeaux lembram deportados

MARIANE COMPARATO
DE PARIS

A comunidade judaica foi ao antigo campo de Mérignac, onde ficaram presos judeus antes de serem transferidos para o campo de Drancy (no norte da França), última etapa antes da deportação para a Alemanha.
O presidente da Associação dos filhos e filhas dos deportados judeus da França, Serge Klarsfeld, citou nome e idade de 105 crianças detidas ali.
A identidade de cada criança, a sua idade e a matrícula de polícia da época estavam escritos em placas pintadas de amarelo e seguradas pela população.
Depois, o comboio foi à sinagoga de Bordeaux, juntar-se a outros que assistiam à cerimônia para lembrar o governo colaborador de Vichy.
O ex-premiê Alain Juppé, prefeito da cidade, presenciou o culto. Nas paredes da sinagoga foram postos os nomes de 1.650 judeus deportados.
(MC)

Texto Anterior: Papon pede para ser julgado em liberdade
Próximo Texto: 2 morrem no ex-Zaire em explosão de bomba; Matas de 35 países vão desaparecer, diz WWF; Telescópio tem maior lente do mundo; Radiação pequena tem risco alto, diz pesquisa; Cientistas vigiam novo tipo de vírus da gripe; Cirurgia pode aliviar mal de Parkinson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.