São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF nega vidros blindados com 10 metros para visita a morro

ABNOR GONDIM; FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal começou a cortar ontem pedidos da segurança do presidente dos EUA, Bill Clinton. Negou 80 portes provisórios solicitados para armas de longo alcance, como metralhadoras e fuzis.
A PF não pretende também comprar dois vidros blindados de 10 metros de comprimento exigidos pela segurança para proteger Clinton durante a visita ao morro da Mangueira, zona norte do Rio, prevista para o dia 15. Isso poderá inviabilizar a visita ao morro.
Um dos argumentos da direção da PF para negar os portes para armas de longo alcance foi a inexistência de tratamento recíproco pelo FBI (polícia federal norte-americana).
Quando o presidente Fernando Henrique Cardoso visita os Estados Unidos, os agentes federais que fazem a segurança presidencial só recebem autorização para portar revólveres.
Outro argumento foi a providência da PF de colocar atiradores de elite, com armas de longo alcance, em pontos estratégicos para uma eventual emergência.
A Folha apurou que o diretor da PF, Vicente Chelotti, autorizou 300 portes provisórios apenas para revólveres de uso pessoal dos agentes de segurança do presidente norte-americano.
A embaixada afirmou que todas as informações sobre a segurança do presidente Clinton estão concentradas na PF.
O FBI desaconselhou a visita do presidente à Vila Olímpica da Mangueira. Até ontem, a embaixada não recebeu resposta do diretor da PF sobre os vidros.
Os vidros blindados foram solicitados porque o presidente irá ficar alguns momentos sentado em uma área da vila. Os vidros seriam colocados na frente e atrás da cadeira de Clinton para protegê-lo contra um atentado.
Rio
A Polícia Militar ocupará cinco morros do Rio na próxima terça-feira, véspera da chegada de Bill Clinton à cidade. A "Operação Clinton" mobilizará pelo menos 600 homens da PM, além de um efetivo não divulgado de policiais federais e agentes do serviço secreto da Casa Branca. O comandante do policiamento da capital, coronel PM Jorge Lindolfo, disse que serão ocupados, além do morro da Mangueira (zona norte), os morros Santo Amaro, Santa Marta, Pavão-Pavãozinho e Vidigal (zona sul).
Clinton é esperado no Rio na quarta-feira, dia 15, e tem visita marcada à Vila Olímpica da Mangueira. Deve passar uma hora conhecendo o projeto, que oferece atividades sociais e esportivas a 4.000 crianças e adolescentes.

Colaborou Fernanda da Escóssia, da Sucursal do Rio

Texto Anterior: 'Fast track' passa por comissão, mas aprovação final é incerta
Próximo Texto: Exportador quer o fim de barreiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.