São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Críticas do WWF são contestadas pelo Ibama

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Ibama, Eduardo Martins, contestou ontem os critérios da organização não-governamental WWF (Fundo Mundial para a Natureza), que divulgou relatório apontando o Brasil como o campeão mundial de desmatamento.
Segundo Martins, a entidade não levou em conta o tamanho do Brasil ao compará-lo com países que têm área territorial inferior e baixa cobertura florestal.
Segundo o Ibama, se a proporcionalidade entre área territorial e área de florestas fosse levada em conta, o país não seria o primeiro na lista do desmatamento.
O presidente Fernando Henrique Cardoso vai receber o diretor-executivo do WWF, Garo Batmananian. A data da audiência, solicitada ontem, não foi definida.
Na reunião, Batmananian vai entregar ao presidente o "Mapa Mundial das Florestas", no qual estão as áreas originalmente cobertas por florestas e os desmatamentos e queimadas.
O WWF sugere que o governo brasileiro faça parte do grupo de países que apóia a meta de proteger de maneira legal 10% da área de cada região.
As críticas do WWF provocaram uma reunião ministerial ontem no Palácio do Planalto. O presidente determinou que os aliados acelerem a tramitação da lei que trata de crimes ambientais no Congresso.

Texto Anterior: Lei sobre aborto gera crise com igreja no Rio
Próximo Texto: Bairro não é servido pelos Correios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.