São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
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Alunos terão uniforme com logomarcas

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) estabeleceram um convênio que pretende patrocinar uniformes para cerca de 5 milhões de alunos de 1º e 2º graus da rede.
O projeto "Vista uma criança, invista na Educação" será anunciado oficialmente na próxima terça pelo governador Mário Covas.
Os alunos receberão um kit com nove peças: uma calça, duas camisetas, um pulôver de lã, um par de tênis, dois pares de meia e duas cuecas (no caso dos meninos) ou duas calcinhas (para as meninas).
As camisetas terão nas duas mangas a logomarca da empresa que doar os uniformes. As calças virão com marca bordada no bolso. Os tênis, as meias e o pulôver também terão propaganda.
Segundo o presidente da Abravest, Roberto Chadad, a iniciativa já conta com pelo menos cinco empresas interessadas: Coca-Cola, Pirelli, General Motors, Ford, Sadia e Volkswagen.
No entanto, falta a essas empresas assinar o convênio. Isso dependerá de seus investimentos em marketing para o próximo ano.
"No início do próximo ano letivo, por volta de fevereiro, já teremos escolas adotando o novo uniforme", disse Chadad.
Segundo ele, a iniciativa pretende atingir 5 milhões de alunos da rede estadual em dois anos.
Hector Passini, da equipe de Projetos Especiais e Parcerias da Secretaria da Educação, informou que o projeto não visa atender todos os 6,7 milhões de alunos da rede estadual, pois algumas escolas optaram por não receber o novo kit porque já possuem uniforme.
Segundo ele, os uniformes deverão ser entregues, prioritariamente, para as escolas de regiões mais carentes da capital e do interior.
Investimentos
Segundo ele, as calças e os tênis foram produzidos com tecido especial, mais espesso, "parecendo uma lona", para durar três anos.
As empresas interessadas em doar o kit comprarão diretamente dos fabricantes: Alpargatas Santista, Hering, Meias Lupo, Paramount/Lansul e Tênis Agabê.
A Abravest estima que os kits movimentarão cerca de R$ 180 milhões em investimentos. "Não será uma doação, uma coisa paternalista, mas um patrocínio. Todo mundo sai ganhando -os pais de alunos e o governo, que não terão de gastar com uniformes, e as empresas, que terão retorno publicitário", disse Chadad.

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