São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros sobem na União Européia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vários bancos centrais europeus, seguindo a sinalização dada pelo banco central alemão, o Bundesbank, puxaram também suas taxas de juros. Há também medo de elevação da inflação e consenso em favor de um fortalecimento da convergência monetária na União Européia (UE). O Bundesbank surpreendeu os mercados e elevou em três décimos sua taxa de juros, que chegou a 3,30%.
O comitê central do banco central alemão explicou num comunicado que a decisão foi necessária devido aos "riscos de instabilidade dos preços, que aumentaram tanto ao consumidor quanto nas importações".
O ministro das Finanças alemão, Theo Waigel, declarou que se trata de uma medida preventiva apropriada. Minutos depois do anúncio do Bundesbank, o banco central francês anunciou uma alta de sua taxa, seguido imediatamente pelos bancos centrais da Dinamarca, Bélgica, Áustria e Holanda.

Texto Anterior: A verdadeira fonte de emprego e renda
Próximo Texto: Japão e FMI anunciam ajuda na Ásia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.