São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TBC é transformado no "Balcão" dos 90

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Reabre hoje, em São Paulo, o mais importante bordel do mundo. Conhecido como Casa de Ilusões, ou como "O Balcão", é o local onde a fantasia dos seus frequentadores é se transformar em alguém do poder.
Pode ser um Bispo, figura central do poder da igreja, um Juiz, representante do Poder Judiciário, ou um General, homem da ordem no Exército. Pode também ser o Chefe das Polícias. O importante é que a fantasia tem a garantia de ser realizada no "Balcão".
A peça de Jean Genet escrita em 1956 e que estréia nova montagem hoje, no Teatro Brasileiro de Comédia, decreta o fim das instituições. Qualquer tentativa para melhorar o homem é inútil para Genet. No "Balcão", ele mostra um bordel ameaçado por uma revolta.
O bordel representa tudo o que essa revolução combate. O povo vence as autoridades, mas está sem líder. O Chefe das Polícias se aproveita dessa situação e realiza o que pretendia há muito tempo: toma o poder. Em seguida, organiza uma nova corte, em que os cortesãos são os frequentadores do bordel.
Assim, a vida acontece em ciclos, nada muda, novos hipócritas assumem o comando, e novos bordéis surgem para manter as fantasias de aspiração ao poder.
No jogo das ilusões às avessas proposto por Genet, a realidade é desvendada.
"É uma peça em que o sexo não chega às vias de fato, apesar de a história acontecer em um bordel", afirmou Marcelo Fonseca, diretor da nova montagem, que também interpreta o papel de Irma, a dona do bordel.
Fonseca pretende fazer uma versão anos 90 da peça, que já foi sucesso quando montada em 1969, por Victor Garcia (leia ao lado).
Para Fonseca, esse texto não é datado. "Ele traz uma discussão humana permanente. Vivo frente à força da imagem pelo palanque, pela TV. O dia todo somos sufocados por um cargo. Isso é 'O Balcão'", define.
A principal característica de sua montagem não é a grande sofisticação estética. Sua intenção é "explorar a força imagética que o texto carrega". Apesar disso, o público estará disposto ao redor da ação. O palco italiano do TBC foi transformado em rampas. "O teatro inteiro vira o bordel nessa montagem."

Peça: O Balcão
Autoria: Jean Genet
Direção: Marcelo Fonseca
Com: Marcelo Fonseca, Carolina Gonzales, Denise Assunção, Matteo Bonfito e outros
Quando: estréia hoje, às 21h; sexta e sábado, às 21h, domingo, às 19h. Até 21 de dezembro
Duração: 3h20 (com intervalo de 15 min.)
Onde: TBC (r. Major Diogo, 315, Bela Vista, tel. 011/606-4408)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Berliner mostra a SP o Hitler "popstar"
Próximo Texto: Montagem de 69 foi marco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.