São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montagem de 69 foi marco

DANELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Balcão" teve uma montagem que se tornou um marco na história do teatro brasileiro, em 1969, quando dirigida por Victor Garcia, com Ruth Escobar, Raul Cortez, Sérgio Mamberti, Dionísio Azevedo e Célia Helena no elenco.
A montagem ganhou relevância por causa da concepção estética adotada por Garcia. Ele derrubou as paredes do teatro Ruth Escobar e construiu uma gigantesca estrutura metálica em forma de caracol, em que o público se instalava em 270 lugares.
A plataforma tinha 30 metros de altura, e os atores entravam em cena vindos do alto. "Como a gente não sabe voar, os atores se movimentarão na vertical", afirmou o diretor na época para a Folha. Para ele, os atores entravam por um funil. "E todos os que entram ali pertencem à imaginação", disse.
"A montagem virou atração turística na época", afirmou Raul Cortez, que interpretou o papel de Bispo na estréia da peça.
Na época, ela foi apresentada de terça a domingo (com duas apresentações aos sábados), com ingressos a NCr$ 15.
(DR)

Texto Anterior: TBC é transformado no "Balcão" dos 90
Próximo Texto: Saiba quem foi Genet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.