São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Irma combina Deus e satanás"

DA REPORTAGEM LOCAL

A seguir, leia trecho de depoimento concedido pela atriz e produtora Ruth Escobar, que interpretou o papel de Irma na montagem de Victor Garcia, em 1969.
*
"O Balcão' foi uma experiência para mim, tanto como atriz quanto como produtora. Como atriz, interpretei a dona do bordel, que é uma combinação de Deus e satanás. Genet colocou ali o bordel do mundo. Colocou pessoas comuns para interpretar personagens de poder, como o Bispo, o Juiz, o General, o Chefe das Polícias. Mostrou que fantasias as pessoas do poder têm. Seu bordel é um bordel de espelhos. Eu, como Irma, sentia que o reflexo do meu papel representava a realidade.
Mas foi uma experiência estressante como produtora. Para dar uma idéia, na minha casa só sobraram as camas -sem querer fazer alusão alguma ao bordel (risos). Fiquei enterrada em dívidas e não repetiria a experiência hoje. Demolimos o teatro para construirmos o cenário, elaborado por Wladimir Pereira Cardoso, meu marido na época. Nós, atores, trabalhamos com o pessoal soldando, para preparar aquele cenário que reproduzia o grande útero da humanidade. Tínhamos que subir em uma plataforma que ficava a 30 metros de altura. Lembro-me bem que a Célia (Helena, que interpretava Carmem) chorava de medo. Victor tentava trazer o perigo físico, fazia-nos sentir o medo, que, no dia-a-dia, normalmente transformamos em raiva."

Texto Anterior: EMBATE DE DIRETORES
Próximo Texto: 'Éramos peões de Victor Garcia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.