São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Reis' traz Shakespeare festivo

ANNA LEE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A peça "Noite de Reis", de Shakespeare, com direção de Amir Haddad, estréia hoje para o público no Centro Cultural Banco do Brasil (centro do Rio).
"Noite de Reis", no original "Twelfth Night", foi encenada pela primeira vez em 6 de janeiro de 1601, 12ª noite depois do Natal, data em que se comemora a visita dos reis magos a Jesus.
A terceira comédia de Shakespeare pouco tem a ver com a história dos reis magos, mas tem uma atmosfera festiva, que lembra o espírito do Natal. Comer, beber, divertir-se era o clima predominante no período elizabetano (segunda metade do século 16 e início do 17), época em que se passa a história.
Esses divertimentos, no tempo de Shakespeare, eram condenados pelos pastores puritanos. Na peça, o personagem Malvólio -nome que significa "vontade má"- é o puritano, que faz tudo para estragar o espírito festivo. Ele se torna o alvo cômico da história por reprovar os divertimentos a que todos se entregam.
"Noite de Reis" se passa em Ilíria, região da costa da Iugoslávia, às margens do mar Adriático, em frente à Itália.
A Ilíria de Shakespeare pouco tem a ver com a original. Ele criou um território de fantasia e sonho para sua comédia de equívocos amorosos, recheada de ironias, confusões e desencontros.
Haddad escolheu "Noite de Reis" para comemorar seus 40 anos de carreira e para "resgatar o verdadeiro espírito do teatro". Segundo o diretor, a visão burguesa do teatro como alta cultura contraria a idéia original.
"O teatro deve servir de meio de expressão dos sentimentos humanos para uma platéia de diferentes classes sociais", afirmou Haddad.
O diretor disse que encontrou em Shakespeare a síntese do que pensa. "Nenhum autor refletiu mais sobre teatro do que Shakespeare. Ele mostra uma arte democrática que é feita e assistida com prazer e alegria."
Para Haddad, o ator deve saber se apropriar do texto, ter independência e opinião própria. Para encarnar a sua concepção ideal de ator, Haddad escolheu Renata Sorrah, Cláudia Abreu, Tonico Pereira, Pedro Cardoso, entre outros. "Acredito que eles têm condições de recuperar para o teatro toda a diversão e encantamento que foram desgastados nos últimos três séculos", disse Haddad.
O diretor quis ser fiel ao texto de Shakespeare e para isso encomendou ao poeta e professor Jorge Wanderley uma tradução nova para montagem. "Queria um texto que retratasse não só as palavras mas toda a ação dramática da obra de Shakespeare", disse.
Além disso, Haddad encomendou a Tim Rescala uma trilha sonora especial para acompanhar a peça.

Peça: Noite de Reis
Direção: Amir Haddad
Com: Renata Sorrah, Cláudia Abreu, Pedro Cardoso, Tonico Pereira
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 1 (av. 1º de Março, 66, centro, tel. 021/216-0626)
Quando: de hoje até 21 de dezembro
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Artista discute o pós-humano
Próximo Texto: Zé Ramalho mostra antologia no Canecão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.